José Mário Costa - Ciberdúvidas da Língua Portuguesa
José Mário Costa
José Mário Costa
98K

Jornalista português, cofundador (com João Carreira Bom) e responsável editorial do Ciberdúvidas da Língua Portuguesa. Autor do programa televisivo Cuidado com a Língua!, cuja primeira série se encontra recolhida em livro, em colaboração com a professora Maria Regina Rocha. Ver mais aquiaqui e aqui.

 
Textos publicados pelo autor
Traduções… de ouvido

O disparate da legenda ocorreu numa das transmissões televisivas da cobertura dos Jogos Olímpicos de Paris, mas nada garante que ele não se repita agora para os que se lhes seguem, os mal-denominados paralímpicos. Fossem só esses os tropeções afrancesados…

Mário Rui Silva  <br>(1953-2024)
Músico angolano, autor de uma gramática de Português-Quimbundo

Faleceu em Lisboa, aos 71 anos de idade, o guitarrista, cantor, compositor angolano Mário Rui Silva. Autor, entre outros livros, de Ensaio de Mário Rui Silva para uma gramática Comparativa Português-Quimbundo  para falantes de Português.

50 anos de docência de M.ª Regina Rocha<br> assinalados pela Câmara Municipal de Coimbra
Num total de 17 distinções honoríficas no Dia da Cidade

Num conjunto de 17 distinções honoríficas, a Câmara Municipal de Coimbra homenageia a professora Maria Regina Rocha pelos seus 50 anos de carreira docente e de entrega ao serviço de uma educação de excelência

Nem <i>pro bono</i>!?
“Diário de Notícias” finou a única coluna regular na imprensa portuguesa sobre o português

"Língua Somos Todos", no Diário de Notícias, da autoria de linguista e professora universitária Margarita Correia, era a única coluna regular na imprensa portuguesa sobre o idioma nacional, comum dos oito países lusófonos. Era, deixou de o ser. Ainda por cima, tratando-se de uma colaboração pro bono, diz tudo de um meio jornalístico onde os erros mais básicos de português até já foram objeto de dissertação académica.

Descasos de uma militar... <i>capitão</i>
Resistências continuadas do feminino na tropa

Ouvida na televisão, a propósito do inquérito oficial sobre a colisão de dois aviões durante o Air Show de Beja, de que resultou a morte de um piloto militar espanhol, a porta-voz da Força Aérea portuguesa teve a sua patente legendada com se tratasse de um substantivo de dois géneros. E não é, a despeito do uso corrente no meio militar.