José Mário Costa - Ciberdúvidas da Língua Portuguesa
José Mário Costa
José Mário Costa
69K

Jornalista português, cofundador (com João Carreira Bom) e responsável editorial do Ciberdúvidas da Língua Portuguesa. Autor do programa televisivo Cuidado com a Língua!, cuja primeira série se encontra recolhida em livro, em colaboração com a professora Maria Regina Rocha. Ver mais aquiaqui e aqui.

 
Textos publicados pelo autor
O léxico (de arremesso) nas presidenciais do Brasil
30 termos e expressões de uma campanha... tórrida

«Auxílio Brasil», «Biomas»«Cabo eleitoral», «Candidato Paz e Amor», «Experiência do Cidadão», «Gordofóbico», «Homo brasilis mediavalis», «Lei de Cotas», «Orçamento Secreto», «Petrolão vs. Lava Jato», «Pinguço», «Planeta fome», «Rachadinha», «Santinho», «Tchutchuca do centrão», «Voto enrustido» e «Xingamentos» são alguns dos termos e expressões — alguns bem agressivos... — da realidade política brasileira mais ouvidos na campanha das eleições gerais do dia 2 de outubro de 2022, nomeadamente no bate-boca entre os sete candidatos presidenciais participantes nos últimos dois debates televisivos, realizados pela CNN Brasil e pela TV Globo, respetivamente.

Mais um CEO...
Modismo anglófono instalado no jornalismo português

O  anglicismo CEO de novo escusadamente  usado – agora para designar o novo diretor-executivo do Serviço Nacional de Saúde português.

Português: língua de muitas pátrias
Número 42 da revista digital brasileira Caderno Seminal

Um dossiê temático sobre a língua portuguesa nos países da CPLP e um outro intitulado "O Português como Língua Pluricêntica" preenchem a edição número 42 (agosto de 2022) da revista digital brasileira Caderno Seminal – uma publicação trimestral sobre estudos de língua e de literatura.

Meu Bairro, Minha Língua
Série de oito vídeos sobre «os bairros da língua portuguesa»

Aproximar os falantes de português de uma lado e de outro do Atlânticos e as suas diferentes  formas de usar a língua como conectora de bons sentimentos é o propósito deste projeto concebido pelo rapper brasileiro Vinicius Terra.

Carlos Marinheiro
(1941 — 2022)

Faleceu  no dia 18 de julho de 2022, Carlos Marinheiroum dos colaboradores mais dedicados do Ciberdúvidas, que integrou a sua equipa executiva fundadora.O nosso mais profundo pesar.