José João Rodrigues - Ciberdúvidas da Língua Portuguesa
José João Rodrigues
José João Rodrigues
300

Nasceu na Corunha, em 1998.Licenciado em Língua e Literatura Galegas na Universidade de Santiago de Compostela e mestrando de Literatura, Cultura e Diversidade na Universidade da Corunha. Faz parte da Junta Reitora do Espaço Clara Corbelhe, do seu Conselho de Redação e do de Novas da Galiza, onde também coordena a equipa de correção linguística.

 
Textos publicados pelo autor
Assim Nasceu Uma Norma
Pequena História da Corrida Linguística na Galiza entre 1970 e 1983
Por José João Rodrigues

Fazendo eco do livro que o linguista português Fernando Venâncio publicou com enorme sucesso em 2019 (Assim Nasceu Uma Língua, Guerra e Paz), nesta publicação de 2023 da Através Editora, o autor, José João Rodrigues (ou  Xosé Xoán Rodríguez), dá conta do que foi o processo de codificação ortográfica e morfológica do galego desde o período final do franquismo. É, portanto, um ensaio interpretativo que vai do pós-guerra – desde aquilo que no livro se denomina Protossistema Cultural Galego (PSCG) – até à democratização de Espanha e à emergência das comunidades autónomas regionais, entre elas, a da Galiza.

A obra reparte-se em três grandes secções: "Antecedentes, contexto sócio-históico e reconstrução do PSCG no pós-guerra" (pp. 31-76); A Língua para quê?" (pp. 77-96); e "A Corrida Linguística" (pp. 97-208). Uma Síntese (pp. 219-222) e um Epílogo (pp. 223-226) rematam este livro. Em todas as páginas, o leitor apercebe-se da importância que tiveram em todo este processo três intervenientes: a Editorial Galaxia, a Real Academia Galega (RAG) e o Instituto da Língua Galega (ILG).

No prólogo, da autoria do professor universitário Elias J. Torres Feijó (Universidade de Santiago de Compostela), lê-se:

«Até que, finalmente, temos umha análise sociopolítica do processo e tomada de decisões em relação à norma linguística do gale...