Este é um serviço gracioso e sem fins comerciais, de esclarecimento, informação e debate sobre a língua portuguesa, o idioma oficial de Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe e Timor-Leste. Sem outros apoios senão a generosidade dos seus consulentes, ajude-nos a dar-lhe continuidade: Pela viabilização do Ciberdúvidas. Os nossos agradecimentos antecipados.
José Inácio Roquete
José Inácio Roquete
919

José Inácio Roquete (Alcabideche, 1800 - Santarém, 1870), Frei José de Nossa Senhora do Cabo Roquete de seu nome completo, professou no convento de Santo António do Estoril. Tendo estado exilado em Londres e Paris, auxiliou o Visconde de Santarém no monumental Quadro Elementar (1842-1854). Autor de vasta obra que englobou temas como a Teologia, a História e a Didática. Foi também tradutor.

 
Artigos publicados pelo autor

Acontece quase sempre que, tendo adquirido nas aulas e liceus, nas academias e escolas superiores, mui avultados conhecimentos das línguas estranhas, antigas e modernas, achamo-nos por extremo pobres dos conhecimentos da nossa, que falamos só por a ouvir falar, e talvez com os erros vulgares a que não atendemos, ou que porventura defendemos só porque os bebemos com o leite, e ninguém deles nos advertiu.