José António Pinto Ribeiro - Ciberdúvidas da Língua Portuguesa
Este é um serviço gracioso e sem fins comerciais, de esclarecimento, informação e debate sobre a língua portuguesa, o idioma oficial de Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe e Timor-Leste. Sem outros apoios senão a generosidade dos seus consulentes, ajude-nos a dar-lhe continuidade: Pela viabilização do Ciberdúvidas. Os nossos agradecimentos antecipados.
José António Pinto Ribeiro
José António Pinto Ribeiro
1K

José António Pinto Ribeiro (Quissico, Moçambique, 1946) é um advogado português licenciado em Direito pela Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa. Foi professor em diversas universidades, nomeadamente naquela onde se formou, Assessor Jurídico, Ministro da Cultura entre 2007 e 2009 e comentador, colaborando com a TSF e a RTPN. É autor, ainda, de extensa bibliografia, nomeadamente: Empresas Públicas e Concorrência na CEE (1979), Lições de Direito Comercial (1983) e Notas sobre o crime de corrupção e poderes discricionários (1991).

 
Textos publicados pelo autor

O ministro da Cultura [português], José António Pinto Ribeiro, afirmou hoje que vai haver um prazo alargado para a aplicação do acordo ortográfico para que «não haja rupturas desnecessárias».

«O cumprimento não se faz de um dia para o outro. Há professores que têm de ser formados, há “curricula” que tem de ser elaborados. Tudo será feito com tempo e ordem», sublinhou o ministro da Cultura, à margem da tomada de posse da nova Direcção-Geral das Artes e do subdirector da Cinemateca.