Este é um serviço gracioso e sem fins comerciais, de esclarecimento, informação e debate sobre a língua portuguesa, o idioma oficial de Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe e Timor-Leste. Sem outros apoios senão a generosidade dos seus consulentes, ajude-nos a dar-lhe continuidade: Pela viabilização do Ciberdúvidas. Os nossos agradecimentos antecipados.
José Alberto Braga
José Alberto Braga
481

José Alberto Braga (Braga, 1944) é um jornalista e escritor português. Emigrou para o brasil aos 15 anos onde trabalhou como jornalista, fundando um jornal e duas revistas dedicadas aos assuntos portugueses, e desenvolveu atividades ligadas ao teatro, à rádio e à televisão. Em 1982 regressa a Portugal colaborando, aqui, em diversos jornais (Diário de Notícias e Jornal de Letras), participou na criação da CPLP e fundou a revista Lusofonia. Publicou ainda textos de humor em algumas revistas e foi comentador na televisão. Enquanto escritor publicou alguns livros, nomeadamente O Guia da Sobrevivência Política (1991), O Caçador dos Étes (2000) e Fábulas Imorais (2005).

 
Artigos publicados pelo autor

Alguns anos atrás, em Campolide, Lisboa, onde moro, deparei-me com um homem de certa idade, a coxear e a tentar driblar a chuva e a ventania. Como no poema de Fernando Pessoa, eu iria adiante, ele passaria também no sentido contrário, e nunca haveria um registo do transeunte anónimo que enfrentava a sua circunstância, ou seja, um quase fim de vida a arrastar-se dolorosamente pela rua. Mas não foi assim, porque assim não quiseram os fados da história. Ele, ao passar, disse-me num tom que adivi...