Jorge Morais Barbosa - Ciberdúvidas da Língua Portuguesa
Este é um serviço gracioso e sem fins comerciais, de esclarecimento, informação e debate sobre a língua portuguesa, o idioma oficial de Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe e Timor-Leste. Sem outros apoios senão a generosidade dos seus consulentes, ajude-nos a dar-lhe continuidade: Pela viabilização do Ciberdúvidas. Os nossos agradecimentos antecipados.
Jorge Morais Barbosa
Jorge Morais Barbosa
1K

Jorge Morais Barbosa (Lisboa, 1937-2015) foi um linguista português. Licenciado em Filologia Românica pela Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa e doutorado em Letras (Linguística) na Universidade de Paris, foi o decano dos linguistas portugueses, lecionou em diversas universidades portuguesas e estrangeiras e terminou a sua carreira docente jubilando-se como Professor Catedrático de Linguística Portuguesa do Instituto de Língua e Literatura Portuguesa da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra. Autor de extensa bibliografia O Problema Linguístico da Entoação: Teoria e Aplicação ao Português (1963), Introdução ao Estudo da Fonologia e Morfologia do Português (1994) , as suas principais áreas de interesse e investigação cientifica foram a Linguística Geral, a Fonologia e a Sintaxe.

 
Textos publicados pelo autor

É sabido que de país vocacionado que foi para a emigração Portugal se tornou destino de imigração. Não pretendo ocupar-me dos factores de ambas as situações, que são conhecidos, nem pronunciar-me sobre as vantagens ou inconvenientes da presença de estrangeiros entre nós, cuja percentagem rondará hoje, se estou certo, os 5% da população residente. Desejo apenas referir-me a um aspecto da sua integração na sociedade, qual é o respeitante à língua.