Este é um serviço gracioso e sem fins comerciais, de esclarecimento, informação e debate sobre a língua portuguesa, o idioma oficial de Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe e Timor-Leste. Sem outros apoios senão a generosidade dos seus consulentes, ajude-nos a dar-lhe continuidade: Pela viabilização do Ciberdúvidas. Os nossos agradecimentos antecipados.
Jaime Moniz
Jaime Moniz
454

Jaime Moniz (Funchal, 1837 – Lisboa, 1917) foi um político e intelectual português que se distinguiu na área da educação. Formado em Direito pela Universidade de Coimbra, entre outras atividades, exerceu advocacia e foi professor do Curso Superior de Letras. Foi membro da Academia Real das Ciências de Lisboa e sob a égide desta, publicou Corpo Diplomático Portuguez, contendo os actos e relações políticas e diplomática de Portugal com as diversas potências do mundo desde o século XVI até aos nossos dias (1902-1910).

 
Textos publicados pelo autor

Entre todas as disciplinas (do quadro dos estudos secundários) a língua materna foi a que primeiro entrou ao uso do aluno; a que ele começou a adquirir nos primeiros tempos da infância; a que lhe prestou grande serviço antes da escola e o continuará a prestar depois dela.