Isabel Leiria - Ciberdúvidas da Língua Portuguesa
Este é um serviço gracioso e sem fins comerciais, de esclarecimento, informação e debate sobre a língua portuguesa, o idioma oficial de Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe e Timor-Leste. Sem outros apoios senão a generosidade dos seus consulentes, ajude-nos a dar-lhe continuidade: Pela viabilização do Ciberdúvidas. Os nossos agradecimentos antecipados.
Isabel Leiria
Isabel Leiria
1K

Isabel Leiria, professora auxiliar da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa. Departamento de Linguística Geral e Românica. Área científica: Aquisição e desenvolvimento da L2, léxico.

 
Textos publicados pela autora

É o exame nacional do secundário com mais alunos inscritos — 66 700 —, mas também um dos que normalmente causam menos dores de cabeça aos alunos. Ontem de manhã, a opinião dos estudantes da secundária Padre António Vieira, em Lisboa, era consensual: o teste de Português (prova 639) era «acessível», «mais fácil do que nos anos anteriores», e «correu bem», até para os que pouco tinham estudado.

Não foi tão mau como no ano passado, mas praticamente dois em cada três alunos do 9.º ano [do Ensino Secundário, em Portugal] tiveram negativa no exame nacional de Matemática. A Língua Portuguesa os resultados voltaram a ser melhores - a percentagem de notas inferiores a 3 foi de 46 por cento. Só que, comparando com 2005, constata-se que os resultados na prova caíram e muito, com a percentagem de negativas a duplicar.