Histórias do Português do Brasil (2022), uma publicação a cargo da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo, é dedicada à discussão de fenómenos linguísticos característicos do português brasileiro (PB). Esta edição é organizada por Hélcius Batista Pereira e Marcelo Módolo e reúne trabalhos de investigação que abordam diferentes «vertentes do pensamento acerca da linguagem e dialogam com materiais já publicados pelos próprios autores» (página 11).
Em termos estruturais, esta obra está organizada em três secções: uma primeira parte dedicada a análise sociolinguística do PB; uma segunda que se debruça sobre análises gramaticais e uma terceira que incluiu estudos filológicos.
Na primeira secção, destaca-se o texto «O uso de formas pronominais de segunda pessoa em função sintática de não sujeito no português brasileiro: comparação de duas sincronias», de Fernanda Favaro Bortoletto e André Antonelli, que apresenta um estudo sobre o uso dos pronomes de segunda pessoa em função gramatical de não sujeito no PB. Através da análise de textos de dois corpora, o Projeto Norma Linguística Urbana Culta do Rio de Janeiro (NURC-RJ) da década de 70 e o corpus do Programa de Estudos sobre o Uso da Língua (PEUL) da década 90, comprovou-s...