Este é um serviço gracioso e sem fins comerciais, de esclarecimento, informação e debate sobre a língua portuguesa, o idioma oficial de Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe e Timor-Leste. Sem outros apoios senão a generosidade dos seus consulentes, ajude-nos a dar-lhe continuidade: Pela viabilização do Ciberdúvidas. Os nossos agradecimentos antecipados.
Francisco Evaristo Leoni
Francisco Evaristo Leoni
481

Francisco Evaristo Leoni (1804-1874) Militar, foi também autor de obras nas áreas da gramática e da filologia, bem como poeta. Autor, entre outras obras, de Gênio da Língua Portugueza ou Causas Racionaes e Philologicas (1858) e Camões e Os Lusiadas: ensaio historico-critico-litterario (1872).

 
Artigos publicados pelo autor

Sendo a linguagem pintura do pensamento,e, como tal, objecto de arte e de gosto, não podia deixar de participar do espírito, do génio e do pensar do povo que a fala; assim como este mesmo, em todas as referidas cousas, depende inquestionavelmente da natureza da região que habita, do conspecto do solo e das influências de um astro mais ou menos benigno.