Este é um serviço gracioso e sem fins comerciais, de esclarecimento, informação e debate sobre a língua portuguesa, o idioma oficial de Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe e Timor-Leste. Sem outros apoios senão a generosidade dos seus consulentes, ajude-nos a dar-lhe continuidade: Pela viabilização do Ciberdúvidas. Os nossos agradecimentos antecipados.
Fernão Álvares do Oriente
Fernão Álvares do Oriente
575

Fernão Álvares do Oriente (1540 - 1600), cavaleiro armado por D. Pedro de Meneses, combateu na cidade de Ceuta junto do mesmo. Participou em várias expedições, nomeadamente: contra os Mogores, na Índia; ao Norte de África, sendo feito prisioneiro na Batalha de Alcácer Quibir; e a Ormuz. Por volta de 1600 foi-lhe entregue o cargo de escrivão do galeão da Carreira das Molucas, em virtude dos serviços prestado na Índia, em expedições militares e na defesa da fortaleza contra os ataques dos mouros.

 
Textos publicados pelo autor

A excelência da língua portuguesa é tal, que pode com muita justiça competir com a do seu engenho...

Uma das razões por que é hoje a nossa língua portuguesa estimada por a mais excelente que as outras todas, é porque, sendo só (ela) capaz deste benefício, que não é a mais pequena excelência que nela noto, encorporou em si a graça da pronunciação e dos melhores vocábulos das outras, fazendo-se entre todas um ramalhete composto de diversas flores.