Este é um serviço gracioso e sem fins comerciais, de esclarecimento, informação e debate sobre a língua portuguesa, o idioma oficial de Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe e Timor-Leste. Sem outros apoios senão a generosidade dos seus consulentes, ajude-nos a dar-lhe continuidade: Pela viabilização do Ciberdúvidas. Os nossos agradecimentos antecipados.
Félix Pacheco
Félix Pacheco
572

Félix Pacheco (Teresina, 1879 — Rio de Janeiro, 1935) jornalista, político, poeta e tradutor brasileiro. Traduziu a obra de Baudelaire, que comentou e estudou. No governo de Artur Bernardes, foi ministro das Relações Exteriores. Luar de amor (1906); Poesias (1914); Ignezita (1915), foram algumas das suas obras.

 
Artigos publicados pelo autor

Machado de Assis queria que a Academia servisse sobretudo para «conservar no meio da federação política a unidade literária». Ninguém serviu melhor a esse ideal do que Araripe Junior.

Devemos atentar nisto com o maior cuidado. A federação política está feita, embora ande por aí adulterado e claudicando o pensamento constitucional que marcou no Brasil essa forma de vida, que os espíritos mais adiantados do Império, nos últimos tempos deste, já namoravam, desiludidos de corrigir a atrofia...