Textos publicados pela autora
Sobre curibeca
Pergunta: O dicionário do meu Ms Word diz-me que curibeca está bem escrito e kuribeka não...
Eu suponho saber que a palavra entrou no português a partir do umbundo, uma língua banta de Angola. Alguém me esclarece sobre a grafia, origem e significados inicial e actual da palavra, em umbundo e em português?
Resposta: De facto, a grafia correta (segundo o Vocabulário Ortográfico do Português, da responsabilidade do ILTEC, e o Vocabulário Ortográfico da Língua...
Armento e manada, coletivos de animais de grande porte
Pergunta: Qual o nome coletivo que se emprega para animais de grande porte, exemplo: dinossauros?Resposta: Na pesquisa realizada em bibliografia específica1 sobre coletivos, não encontrámos nenhum registo do coletivo de dinossauros.
No entanto, há duas formas usadas para designar os nomes coletivos de animais de grande porte: manada [de búfalos, de elefantes, etc.] e armento [de gado grande: búfalos, etc.] (cf. Cunha e Cintra, Nova Gramática do Português Contemporâneo, Lisboa, Sá da Costa, 2002, p. 179 ).
1...
«À(s) segunda(s)-feira(s)»
Pergunta: «As segundas-feiras faço ginástica», ou «a segunda-feira faço ginástica» (referindo todas as segundas)?Resposta: Tanto a forma singular (segunda-feira) como a forma plural (segundas-feiras), nesse contexto, têm o mesmo sentido: «todas as segundas-feiras», razão pela qual é facultativo o uso de uma ou de outra forma.
No entanto, para que a frase fique correta, deverá usar à ou às (em vez do artigo/determinante definido a) a preceder segunda(s)-feira(s), porque é a presença da preposição a [que aqui ocorre...
Cabeçudo, adjetivo e nome
Pergunta: Relativamente à palavra cabeçudo, classificam-na apenas como adjetivo, ou também consideram um nome (substantivo) comum?
Estas dúvidas têm surgido e dando algum alarido na escola.Resposta: De facto, a palavra cabeçudo pertence a duas classes de palavras:
– nome comum (no grau aumentativo, de cabeça), usado para designar o «boneco de grandes dimensões e cabeça grande, frequente em cortejos alegóricos e festejos populares». Exemplo: «Nos desfiles das festas populares, os cabeçudos marcam...
A grafia e a pronúncia de g e j
Pergunta: Surgiu-me uma dúvida. Não sei como se escreve: se é «dirigo-me», ou «dirijo-me». E não sei se é correto dizer «me dirijo» ou «me dirigo».Resposta: A grafia correta da 1.ª pessoa do presente do indicativo da conjugação pronominal do verbo dirigir-se é dirijo-me, porque é necessário o uso da consoante j neste caso, ou seja, antes da vogal o, para que se mantenha o mesmo som da consoante fricativa palatal [como em já, gelo, dirigir].
Se se mantivesse o g (do infinitivo dirigir) nessa forma verbal, pronunciar-se-ia como som de...
