Eduardo Cintra Torres - Ciberdúvidas da Língua Portuguesa
Este é um serviço gracioso e sem fins comerciais, de esclarecimento, informação e debate sobre a língua portuguesa, o idioma oficial de Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe e Timor-Leste. Sem outros apoios senão a generosidade dos seus consulentes, ajude-nos a dar-lhe continuidade: Pela viabilização do Ciberdúvidas. Os nossos agradecimentos antecipados.
Eduardo Cintra Torres
Eduardo Cintra Torres
1K

Eduardo Cintra Torres é um professor português, doutor em Sociologia no ICS/UL, mestre em Comunicação, Cultura e Tecnologias da Informação e licenciado em História. Crítico de televisão e nos media, colabora com o Público desde 1996. Alguns dos seus livros publicados: Mais Anúncios à Lupa (2008), Anúncios à Lupa. Ler Publicidade (2006) e A Tragédia Televisiva (2006).

 
Textos publicados pelo autor

Uma avaliação positiva de dois programas televisivos sobre língua portuguesa relevados pelo crítico Eduardo Cintra Torres no seu espaço do Público.

Num artigo recente, Vital Moreira ("Público", 04.01.2000) valorizou negativamente a «poderosa influência da rádio e da televisão» na difusão por todo o país dum sotaque lisboeta a que chamou, depreciativamente, o «lisboetês». Trata-se de uma nova diabolização dos meios audiovisuais, bode expiatório habitual dos males do mundo moderno. Segundo o professor de Coimbra, «o que é mais grave é que esta forma de falar lisboeta não se limita às classes popula...