Pergunta:
Oiço (e leio) frequentemente frases do tipo «ambos não falaram», «ambos não disseram», etc., em vez de «nenhum (dos dois) disse, falou, etc».
Pelo tempo que já levo de vida (60), de escrita e de leitura, habituei-me (e creio que bem) a utilizar a segunda maneira de expressar.
Entretanto, tenho dificuldade em explicar sucinta, correcta e gramaticalmente esta utilização da língua portuguesa, a quem se opõe à segunda versão, afirmando que a primeira estará correcta e que, além disso, fará sentido (??).
Eu digo que «nenhum (dos dois) viu» faz mais sentido do que «ambos não viram», mas não convenço...
Eu digo que estamos num universo de acção (considerando que a omissão também é uma acção), e não faz sentido fazer utilização de uma negação para referir uma acção, mas não chega...
Eu digo que o termo ambos tem sentido positivo (yn, yang), e que o não lhe retira a carga positiva, mas não colhe...
Eu digo que a utilização da primeira expressão é "português arrevesado", mas..., mas..., mas...
Podem ajudar-me?
Resposta:
A questão que apresenta é muito interessante e devo reconhecer que não encontrei nenhum trabalho em que o tema fosse abordado.
Pessoalmente, tal como o consulente, não aceito expressões como as que refere, apesar de nunca me ter apercebido da sua ocorrência, antes do seu texto! Creio que essa não-aceitação advém, como refere, do facto de sentir ambos com valor positivo, equivalente a os dois, ou a um e outro. Essa situação, parece-me, acontece com outras expressões de valor positivo. Vejamos um pequeno corpus:
1 – (?) «Os dois não falaram no assunto.»
2 – (?) «Um e outro não falaram no assunto.»
3 – (?) «Ambos não falaram no assunto.»
4 – «Nem um nem outro falaram no assunto.»
5 – (?) «O João e a Maria não falaram no assunto.» (reciprocidade)
6 – «Nem o João nem a Maria falaram no assunto.»
7 – «Nenhum falou no assunto.»
Expressões como as que ocorrem em 1, 2 e 5, em que os elementos que constituem o sujeito estão, expressa ou implicitamente, ligados por adição, ou através de coordenação copulativa de valor positivo, têm como alternativas mais formais 4 e 6 em que, em vez da conjunção copulativa de polaridade afirmativa, ocorre a conjunção de valor negativo nem. Em 7, a negativa faz-se com r...