Pergunta:
Um aluno está a escrever no quadro. O professor diz-lhe:
«O que está para aí a escrevinhar há tanto tempo?»
Como se deve classificar morfologicamente «para aí» neste contexto?
Resposta:
Do ponto de vista morfológico, à luz do Dicionário Terminológico, não há qualquer possibilidade de classificação do conjunto «para aí». No máximo, classificando individualmente cada uma das palavras, poderíamos dizer que são palavras invariáveis (B.2.2, flexão).
Considerando que as duas palavras se unem para construir sentido, do ponto de vista das classes de palavras, itens lexicais (B.3), diremos que se trata de uma locução.
A locução em apreço é classificada do ponto de vista discursivo, em C.1.1, Comunicação e interação discursivas, como marcador discursivo, mais propriamente como marcador conversacional ou fático (sublinhado meu, abaixo):
«C.1.1 – Marcadores discursivos
Unidades linguísticas invariáveis, com alto grau de gramaticalização, que não desempenham uma função sintáctica no âmbito da frase, nem contribuem para o sentido proposicional do discurso, mas que têm uma função relevante na produção dos actos pragmático-discursivos, estabelecendo conexões entre os enunciados, organizando-os em blocos, indicando o seu sentido argumentativo, introduzindo novos temas, mantendo e orientando o contacto do locutor com o interlocutor. Os marcadores discursivos podem subdividir-se em estruturadores da informação, sobretudo com a função de ordenação (“em primeiro lugar”, “por outro lado”, “por último”, etc.), de conectores (v.), de reformuladores, sobretudo com a função de explicação e de rectificação (“ou seja”, “por outras palavras”, “dizendo melhor”, “ou antes”, etc.), operadores discursivos, sobretudo com a função de reforç...