Textos publicados pela autora
Elegível e ilegível = paronímia
Pergunta: As palavras elegível e ilegível podem ser consideradas palavras parónimas?Resposta: Sim. Trata-se de palavras com grafias próximas, que, por vezes, se confundem. Por outro lado, são duas palavras cuja pronúncia é igual, pelo que também poderíamos considerá-las como homófonas. Veja-se o que se diz no Dicionário Terminológico:
Homofonia Relação entre palavras que são pronunciadas de forma idêntica, apesar de terem, normalmente, grafias distintas. Ex.: passo/paço; sem/cem. Paronímia Relação entre palavras...
Creditação
Pergunta: Gostaria de saber se existe a palavra creditamento.
Exemplo: «Insumos permitem o creditamento de imposto.»Resposta: Não encontrei a palavra em nenhum dos dicionários ou vocabulários consultados. Em alguns casos encontrei creditação, que, parece-me, poderá substituir creditamento.
Por outro lado, importa ter em conta o facto de a palavra estar bem construída em português, uma vez que aplica o sufixo -mento ao radical de um verbo, como em distanciar >...
Neguinhos
Pergunta: Ouvi falar na palavra neguinhos referente a um tipo de copo de vinho, ou a uma medida do mesmo, usada nas antigas tascas nortenhas.
Gostava de saber qual a origem e o significado deste termo.Resposta: Não encontrei a palavra referida em nenhum dos dicionários de regionalismos transmontanos nem nos dicionários gerais. Ocorre no dicionário Houaiss, como equivalente, mas com valor afetivo, a «negrinho», sem qualquer referência que ligue a palavra ao sentido que refere.
No entanto, consultando a palavra negrinho,...
O adjetivo irrisório
Pergunta: Gostaria de confirmar se a palavra irrisório está aplicada de forma adequada (com respeito à semântica) na seguinte frase:
«O povo permite que os políticos acabem com o dinheiro de formas irrisórias e nunca acontece nada.»
Observação – o significado para irrisório seria: que provoca riso ou motejo, segundo o dicionário online Michaelis.Resposta: Consultando os dicionários, por exemplo, o Houaiss, ou o dicionário em linha da Porto Editora, poderemos...
O complemento e o modificador restritivo do nome
Pergunta: Tenho tentado perceber, de forma aprofundada, e de modo a estabelecer regras compreensíveis para os alunos, a diferença entre o complemento e o modificador restritivo do nome. No Dicionário Terminológico, nada é claro. Encontrei aqui, no vosso espaço, esta explicação.
Ainda se aplica à luz do DT? Ou diz respeito unicamente à TLEBS?
Há mais algum desenvolvimento quanto à alínea e)?
E, no caso «o rapaz de barba», não se poderá, à luz a alínea c), considerar complemento (= «o rapaz é barbudo»)?Resposta: A resposta em...
