Pergunta:
Qual a diferença entre sinais auxiliares de escrita, sinais de pontuação e sinais de acentuação? Como classificamos o trema ou o til? São sinais auxiliares de escrita ou sinais de acentuação? Os sinais auxiliares de escrita não são unicamente os parênteses, as aspas, o asterisco e a chaveta? Se o acento circunflexo é um sinal de acentuação, então e o til e o trema? Como categorizamos? Não são sinais auxiliares?
Resposta:
Tradicionalmente, distinguem-se nos sinais gráficos:
Sinais ortográficos: acento agudo, acento circunflexo, acento grave, til, trema, cedilha, apóstrofo.
Sinais de pontuação: vírgula, ponto final, ponto-e-vírgula, dois-pontos, ponto de interrogação, ponto de exclamação, aspas e aspas altas (ou comas duplas), plicas (ou comas simples), travessão, hífen, parênteses [curvos, angulares ou rectos (colchetes)], chave (ou chaveta), alínea, barra (direita e esquerda), asterisco, texto incompleto, parágrafo.
Segundo a TLEBS publicada em portaria, temos:
Acento gráfico: agudo, grave, circunflexo.
Notações léxicas: til, trema, cedilha.
Sinais de ligação: hífen, apóstrofo.
Sinais de pontuação: ponto final, ponto de interrogação, ponto de exclamação, dois-pontos, ponto-e-vírgula, vírgula, reticências, travessão.
Sinais auxiliares de escrita: parênteses (rectos e curvos), aspas e aspas altas, asterisco, chaveta.
Configuração gráfica: alínea, parágrafo, espaço (linhas, palavras, letras), margem (superior, inferior, lateral).
NOTAS:
A TLEBS (Terminologia Linguística para o Ensino Básico e Secundário de Portugal), concebida por ilustres linguistas, depois duma demorada e elaborada gestação, foi oficializada para entrar em vigor, com numerosas e dedicadas formações. Tinha, porém, um defeito básico no seu título: parecia destinar-se na totalidade aos ensinos indicados. Isto, porque incluía também termos usados na moderna investigação científica, do ensino superior, o que pôs em polvorosa quem pensou que tudo aquilo s...