Pergunta:
Gostava de saber como devo pronunciar o verbo adequar e todas as suas formas no presente do indicativo. Se não entendi mal, em Portugal e no Brasil usa-se este verbo de diferente forma. Consultei respostas relacionadas, mas não chego a nenhuma conclusão. Não me atrevo a conjugar este verbo em voz alta. Não sei se é realmente difícil ou se tenho a mente bloqueada.
Desde já lhes agradeço a atenção de sempre.
Resposta:
Há duas possibilidades para o presente do indicativo de adequar:
A.
adéquo
adéquas
adéqua
adequamos
adequais
adéquam
B.
adequo
adequas
adequa
adequamos
adequais
adequam
Segundo o Dicionário Houaiss da Língua Portuguesa, no Brasil, usa-se A, mas também se admite B. Em Portugal, só B se aceita. Quer em A quer em B, a sequência <qu> é sempre lida como [ku] (ver também Evanildo Bechara, Moderna Gramática Portuguesa, págs. 239 e 243, sobre os verbos aguar, desaguar e enxaguar, que têm na norma-padrão brasileira seguem o paradigma A).
De assinalar os gramáticos que consideram que o verbo adequar é defectivo, conjugando-se apenas nas formas que não tenham acento tónico no radical (formas arrizot{#ó|ô}nicas: p.ex. adequamos, adequais). É assim que Celso Cunha e Lindley Cintra, na Nova Gramática do Português Contemporâneo (Lisboa, Edições João Sá da Costa, pág. 445/446) incluem o verbo adequar entre os que seguem o modelo de falir:
«[Trata-se de] verbos que, n...