Pergunta:
Perna-vermelha designa o nome de uma ave limícola da família dos maçaricos, com o nome científico Tringa totanus.
Os observadores de aves referem-se a esta espécie no masculino: «o perna-vermelha», «um perna-vermelha», havendo também referências bibliográficas antigas (de 1930) que utilizam o género masculino quando se referem a esta espécie.
Contudo, em todos os dicionários que consultei, o termo perna-vermelha é registado como sendo um substantivo do género feminino.
Penso que esta é uma daquelas situações em que os dicionários registam uma forma, e as pessoas que mais utilizam o termo preferem outro género.
Gostaria que me esclarecessem sobre o género correcto da palavra perna-vermelha. A mesma dúvida se aplica à ave perna-verde (a qual, contudo, não encontrei nos dicionários).
Resposta:
É frequente haver discrepâncias entre os dicionários gerais e o uso de certos termos menos correntes ou mais especializados. Em princípio, perna-vermelha é um composto que deveria ser do género feminino, porque é feminina a palavra perna, que é núcleo da expressão sintática que lhe deu origem, e porque se lhe associa a palavra ave, também feminina. Mas se considerarmos que ave tem um sinónimo masculino que é pássaro, então compreende-se que se atribua a perna-vermelha o género masculino. De qualquer modo, considero que a conjugação dos argumentos morfológico e semântico confere mais força à classificação de perna-vermelha como substantivo feminino.