Pergunta:
Na oração «O tamanho da riqueza encontrada é milhares de vezes maior do que o bilhete de loteria premiado», o corretor ortográfico eletrônico sugere que o adjetivo maior concorde com o sintagma nominal «milhares de vezes»; porém, a meu ver, deve concordar com o sintagma nominal que inicia a oração («o tamanho da riqueza encontrada»). Existiria um caso em que a concordância deveria ser feita com o segundo sintagma numa locução do tipo «maior do que»?
Muito obrigado e cumprimentos pela seriedade e pelo profissionalismo com os quais vocês trabalham!
Resposta:
Maior é o comparativo de grande, adjectivo qualificativo. Os adjectivos concordam em género e número com o nome que qualificam, quer como atributo ou adjunto adnominal («o miúdo esperto») quer como predicativo do sujeito («o miúdo é esperto»). Na frase em apreço, maior é predicativo do sujeito de «o tamanho da riqueza encontrada»; por conseguinte, é com esta expressão que deve concordar: «O tamanho da riqueza encontrada é maior...»
O corrector deu indicação de erro, talvez porque tenha lido a sequência «milhares de vezes maior...» como uma expressão nominal, quando o que se passa é que nessa passagem temos dois constituintes diferentes. Por um lado, temos o predicativo do sujeito, «maior»; por outro, um adjunto adverbial (um complemento circunstancial), «duas vezes».