Textos publicados pelo autor
A época das grafias analyse, therapeutico e annos
Pergunta: Agradecia saber a que época da língua portuguesa pertencem as seguintes palavras: analyse, therapeutico, annos.
Desde já, agradecido.Resposta: Esclareça-se para já que a pergunta se prende com a história da ortografia e não com a história do léxico português. Mesmo assim, se o que se pede são as primeiras atestações das palavras em causa, hoje grafadas análise, terapêutico e anos (plural de ano), remeto o...
O anglicismo test drive
Pergunta: Estou fazendo a revisão de um livro de informática e tem o termo test-drive significando fazer um teste com um determinado comando no computador, só que achei estranho, pois usamos este termo para teste de direção em veículos. Há a possibilidade de usarmos este termo de um modo mais abrangente?
Agradeço a atenção e mais uma vez parabenizo a equipe do Ciberdúvidas.Resposta: Há. Encontro a expressão test drive (sem hífen) no Dicionário de Anglicismos (Rio de Janeiro, Elsevier, 2006), de Agenor...
Infografia, infografismo
Pergunta: Gostaria de saber o que significa a palavra infografismo.
Obrigada.Resposta: Não encontro infografismo, mas dou com os substantivos infografia e infográfico, assim definidos pelo Dicionário Houaiss:
infografia
«gênero jornalístico que utiliza recursos gráfico-visuais para apresentação sucinta e atraente de determinadas informações»
infográfico
«apresentação de informações com preponderância de elementos gráfico-visuais (fotografia,...
Mal visto e malvisto
Pergunta: Relativamente à resposta dada em 22/04/2008, com o título Grafia de malvisto, gostaria de saber se são aceitas as seguintes frases:
1) «O João foi mal visto, porque chegou disfarçado ao velório.»
2) «A placa foi/ficou mal vista, pois o mato a encobriu.»
Outras situações com mal:
3) «O prédio malfeito/malconstruído foi vendido por um preço baixo.»
4) «O prédio foi mal feito/mal construído pela construtora.»
5) «Aquele quadro está/ficou malpintado.»
6) «Aquele quadro foi mal pintado pelo João.»
7) «O...
Pronúncia de ideia, paranóico e asteróide no português europeu
Pergunta: É verdade que, no português europeu, a palavra ideia rima com aldeia e que nas palavras paranoico, asteroide, europeia não há ditongo aberto, como no Brasil?
Obrigada.Resposta: É verdade que ideia e europeia rimam com aldeia no português europeu, e o mesmo acontece com assembleia, epopeia,...
