Textos publicados pelo autor
Cotitularidade e contitularidade
Pergunta: Na frase «F é contitular da conta bancária nº #########», o que é que é correto dizer e escrever?
"Contitular" ou "co-titular" (ou "cotitular")?
E, em consequência: "contitularidade" ou "co-titularidade" (ou "cotitularidade")?
Tenho visto, em locais diferentes – inclusive em decisões de tribunais – a utilização destas palavras e gostava de saber qual é a forma correta de o dizer e escrever.
Obrigado.Resposta: Usam-se ambas as formas, que estão corretas: contitular e...
O neologismo credencialismo
Pergunta: Gostaria de saber se é adequado traduzir credentialism, em inglês, por credencialismo, em português, com o significado de «confiança excessiva em credenciais, especialmente graus académicos», na determinação de políticas de contratação ou promoção.Resposta: A palavra credencialismo é possível na língua portuguesa e está a ser usada em textos jornalísticos e académicos quer do Brasil quer de Portugal.
Não tem, por enquanto, registo dicionarístico, mas é...
«Meio ambiente» é pleonasmo vicioso?
Alguns aspetos da história desta locução
«Compreende-se que, do ponto de vista terminológico, a bem do rigor e da capacidade de síntese da comunicação científica, se empregue ambiente e se rejeite "meio ambiente"» – começa por dizer o consultor Carlos Rocha sobre a locução nominal «meio ambiente», que é vista por alguns como um pleonasmo vicioso mas que pode encontrar legitimidade na história da língua....
O nome pernoite
Pergunta: A derivação regressiva pernoite, que quer dizer pernoita, é uma criação brasílica ou existiu antigamente já em Portugal?
Muito obrigado!Resposta: Os dicionários elaborados em Portugal – o da Academia das Ciências de Lisboa, a Infopédia, o Priberam, a 10.ª edição do Morais – coincidem quanto a identificar o substantivo do género masculino "pernoite" como brasileirismo.
Como não se encontra a entrada pernoite em dicionários...
Anosognosia e anosognose
Pergunta: Como se escreve a "anosognose"?Resposta: Podemos dizer e escrever anosognose e anosognosia, que são formas corretas.
Contudo, em textos especializados, parece usar-se mais anosognosia. Observe-se, aliás, que os termos em questão têm registo em alguns dicionários: o Priberam inclui os dois, mas a Infopédia só consigna a forma anosognosia.
Anosognosia é a denominação de uma patologia que...
