Textos publicados pelo autor
Os substantivos colectivos e o substantivo ano
Pergunta: Gostaria de saber se ano pode ser considerado nome colectivo. Obrigada pela ajuda!Resposta: Embora a palavra ano possa ser definida como «conjunto de 12 meses» ou «conjunto de 365 dias (ou 366, se for bissexto)1 as obras que consultei2 não o registam como substantivo colectivo. Eu diria que ano como nome não é colectivo, até porque leio num estudo sobre substantivos colectivos o seguinte:
«Os entes contínuos não formam grupos: não se pode tomar como elemento o que é simples medida...
Novamente pé-de-moleque e «pé de moleque»
Pergunta: Após a promulgação do Acordo Ortográfico (2008), no Brasil e nos países lusófonos, observei, quanto à palavra pé de moleque, agora, grafada sem hífen, o seguinte:
(1) A palavra pé de moleque, sem hífen, portanto, seguindo as prescrições da base XVI do Acordo Ortográfico (1990), lematizada como entrada (lema) na página 964 do Dicionário Escolar da Língua Portuguesa [Como a nova ortografia da língua portuguesa] (2.ª ed. São Paulo: Companhia Editora Nacional...
Os nomes próprios e as famílias de palavras
Pergunta: Surgiu-me uma dúvida relativamente à família de palavras de Natal...
Natal: natalício, natalino, natalidade...
Entram nomes próprios na família de palavras? Por exemplo, Natália?
Aguardo resposta.Resposta: A resposta é um tanto ambivalente, porque a noção de família de palavras pode revelar-se vaga.
Normalmente, não se incluem nas famílias de palavras os nomes próprios pessoais, porque o radical que...
Sobre fatores de mudança linguística
Pergunta: Estou a fazer um trabalho sobre factores de mudança linguística e gostaria que me ajudassem a definir melhor factores de mudança externa.
Obrigado.Resposta: A pergunta pede a abordagem a um tema cuja complexidade não cabe no âmbito do Ciberdúvidas, pelo que me limitarei a traduzir um pequeníssimo artigo do Glossary of Historical Linguistics (Edimburgo, Edinburgh University Press, 2007), de Lyle Campbell e Mauricio J. Mixco:
«[fatores externos de mudança são] fatores que ajudam a explicar as mudanças...
A origem dos apelidos Nunes e Santos
Pergunta: Gostaria de saber a origem dos sobrenomes Nunes e Santos.Resposta: O apelido Nunes tem origem no patronímico de Nuno, de origem obscura, segundo José Pedro Machado, Dicionário Onomástico Etimológico da Língua Portuguesa.
Sobre Santos, diz Machado (op. cit.):
«[apelido] de origem religiosa, pois foi abrev[iatura] de Todos-os-Santos. Dava-se primitivamente às crianças nascidas no dia 1-XI [...]. Creio, no entanto, que na grande...
