Pergunta:
Gostaria de saber a origem do nome da aldeia de Badamalos, que fica no concelho do Sabugal.
Obrigado.
Resposta:
Não é clara a origem do topónimo Badamalos, nome de uma aldeia do concelho do Sabugal, no sul do distrito da Guarda. Propõem-se, pelo menos, duas hipóteses:
— Badamalos evoluiu da latinização de um nome pessoal germânico, Baldemarus, formado por balth, "audaz", e marha, "cavalo" (A. de Almeida Fernandes, Toponímia Portuguesa – Exame a Um Dicionário, Arouca, Associação para a Defesa da Cultura Arouquense, 1999). Contudo, a forma Badamalos resultaria não do latim Baldemarus, mas já do plural românico Baldemaros, que designaria como filhos de um certo Baldemaro os habitantes da aldeia em apreço (idem). Note-se que o -ld- de Baldemaros teria passado a -d-, em resultado da assimilação do l a d e simplificação de -dd-, de acordo com uma tendência dos dialetos leoneses que se terão falado na região do Sabugal durante a Idade Média (recorde-se que toda a zona a leste do rio Coa pertenceu ao reino de Leão até 1297); esta evolução é exemplificada pelo seguinte esquema (o * indica forma hipotética): *Baldemaros > *Ba(d)demaros > *Bademalos > Badamalos (idem).
— O nome em discussão teria origem céltica, encontrando a sequência bad- paralelo no galês baedd, "javali", "cerdo"; esta relação seria favorecida pela existência, nas proximidades de Badamalos, da localidade de Cerdeira possivelmente alusiva a cerdo. Tal é a hipótese sugerida por José Pedro Machado, no Dicionário Onomástico Etimológico da Língua Portuguesa (Lisboa, Livros Horizonte, 2003), que, no entanto, Alme...