Pergunta:
Existe o termo "prateleiro" como «conjunto de prateleiras ou armário com prateleiros»?
Encontro uma abonação em José Régio in "A Porta e a Chava" publicado em Almanaque Bertrand 1968, pp. 125-127, depois em Davam Grandes Passeios aos Domingos... e outros contos (Lisboa, Ed. Associados, Col. "Unibolso", s.d., pp. 139-144) e, finalmente, nas obras completas in Contos e Novelas, Lisboa, INCM, 2007, pp. 403 e sgs.
Resposta:
Não é frequente mas também não é recente o registo dicionarístico do nome prateleiro com o exato significado indicado na pergunta. Com efeito, encontra-se prateleiro como sinónimo de prateleira quer no Vocabulário Português e Latino (1712), de Rafael Bluteau (1638-1734), quer mais tarde, na 1.ª edição (1789) do chamado "dicionário de Morais". Ambas as formas, prateleira e prateleiro, denotam geralmente uma tábua horizontal (ou estante), fixa a uma parede ou a parte de um armário, na qual se colocam objetos de vária ordem (supõe-se que inicialmente fossem pratos, dada a partilha da raiz prat-).
Contudo, por metonímia, podem ainda os dois vocábulos denominar um móvel constituído por várias tábuas com a referida função (cf. prateleira e prateleiro no Dicionário Houaiss, 1.ª edição, 2001; ver também dicionário de Caldas Aulete). O uso de prateleiro nesta última aceção chamou a atenção de J. Leite de Vasconcelos, que o registou numa recolha tradicionalmente conhecida como Dicionário de Regionalismos e Arcaísmos, que hoje se encontra em linha, no Centro de Linguística da Universidade de Lisboa: «prateleiro (masc.) ‘estante para pratos’. Almeirim. Vi e ouvi. 1916.»