Carlos Marinheiro - Ciberdúvidas da Língua Portuguesa
Carlos Marinheiro
Carlos Marinheiro
181K

Carlos Marinheiro (1941–2022). Bacharel em Jornalismo pela Escola Superior de Meios de Comunicação Social de Lisboa e ex-coordenador executivo do Ciberdúvidas da Língua Portuguesa. Colaborou em vários jornais, sobretudo com textos de análise política e social, nomeadamente no Expresso, Público, Notícias da Amadora e no extinto Comércio do Funchal, influente órgão da Imprensa até ao 25 de Abril.

 
Textos publicados pelo autor

Pergunta:

Conhecem a origem, etimologia ou significado original da palavra trivela, agora em voga no mundo do futebol?
Obrigado pela vossa resposta.

Resposta:

A palavra trivela, termo do futebol de «origem obscura», quer dizer «chute de curva, com efeito, desferido com o lado do pé» (in Dicionário Eletrônico Houaiss).

Pergunta:

Procuro uma definição de poio, que será um tipo de curral ou abrigo para o gado.

Obrigada desde já pela ajuda.

Resposta:

Os dicionários consultados não nos dão a definição que sugere. Por exemplo, o Dicionário da Porto Editora diz que poio é «poial; [na Madeira] designação dada aos sucalcos das encostas escavados e cultivados» e, em linguagem popular, «montão de excrementos». O termo vem «do latim podiu-, "balcão"».

Da mesma forma, o Dicionário Eletrônico Houaiss diz que poio é o «mesmo que poial», ou seja, «lugar onde se assenta alguma coisa» e «assento de pedra junto à parede, na entrada de uma casa».

Pergunta:

No que respeita à radiodifusão, diz-se «frequência modulada» ou «frequência modelada», para designarmos as emissões em FM?

Obrigada.

Resposta:

Modulado(a), entre outras coisas, «diz-se da freqüência variável da onda eletromagnética pela qual é transmitido um sinal, que aumenta ou diminui de maneira proporcional à amplitude do sinal». Portanto, diz-se frequência modulada.

Pergunta:

Qual é a grafia correcta: anarco-sindicalista ou anarcossindicalista? Encontrei as duas grafias em dois dicionários consutados: Dicionário Houaiss da Língua Portuguesa e Dicionário Encilopédico Alfa.

Resposta:

Em Portugal, escreve-se com hífen: anarco-sindicalista. O Grande Dicionário da Porto Editora diz que é «relativo ao anarco-sindicalismo; partidário do anarco-sindicalismo», enquanto o anarco-sindicalismo (termo da política) se trata de «forma de anarquismo em que os sindicatos têm um papel essencial na luta pelos interesses sociais, económicos e culturais».

No Brasil, de acordo com o Dicionário Houaiss e o Novo Aurélio Século XXI, a grafia é sem hífen: anarcossindicalista.

 

N.E. (27/10/2020) – Com a plena vigência do Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa de 1990 (AO 1990) a partir de 13 de maio de 2015, também em Portugal se passou a escrever anarcossindicalismo, sem hífen, como uma única palavra gráfica. Cf. Vocabulário Ortográfico Comum da Língua Portuguesa e a 2.ª edição do Vocabulário Ortográfico do Português (Instituto Internacional da Língua Portuguesa –  IILP) e Vocabulário Ortográfico da Língua Portuguesa da

Pergunta:

O que é plestimografia?

Resposta:

A palavra em questão deve ser pletismografia, e não "plestimografia". Sendo assim, trata-se, na área da medicina, de «utilização do pletismógrafo» e, na da anatomia, de «estudo das alterações de volume de um órgão ou membro motivadas pelo afluxo de sangue». Por sua vez, pletismógrafo (do grego plethysmós, «aumento» + gráphein, «escrever; registar») é o «aparelho que serve para o estudo das alterações de volume dos órgãos provocadas pela circulação do sangue» (in Dicionário da Porto Editora).

O Dicionário Eletrônico Houaiss diz, sobre pletismografia, mais ou menos o mesmo: «medição e registro feitos com o pletismógrafo; uso ou técnica de emprego desse aparelho.»