Carlos Marinheiro - Ciberdúvidas da Língua Portuguesa
Carlos Marinheiro
Carlos Marinheiro
181K

Carlos Marinheiro (1941–2022). Bacharel em Jornalismo pela Escola Superior de Meios de Comunicação Social de Lisboa e ex-coordenador executivo do Ciberdúvidas da Língua Portuguesa. Colaborou em vários jornais, sobretudo com textos de análise política e social, nomeadamente no Expresso, Público, Notícias da Amadora e no extinto Comércio do Funchal, influente órgão da Imprensa até ao 25 de Abril.

 
Textos publicados pelo autor

Pergunta:

Qual a etimologia da palavra dalmática e o que significa?

Parabenizo o idealizador deste site. Muito obrigado pelos trabalhos prestados.

Resposta:

A palavra dalmática vem do «lat[im] dalmatìca (vestis) "túnica larga e de mangas compridas, us[ada] pelos dálmatas"» e tem as «var[iantes] almátega e almática». Significa, na área do vestuário, «antiga espécie de túnica, us. pelos dálmatas e adotada pelos romanos, composta de uma longa peça de pano, com uma abertura circular ao centro por onde se introduzia o pescoço, a fim de que cada metade da peça cobrisse, respectivamente, frente e costas, descendo até a altura dos calcanhares»; na liturgia católica, «essa túnica ou suas adaptações (como colocação de mangas ou capuz, redução do tamanho, ornamentação etc.) us. por diversas dignidades eclesiásticas, como o sumo pontífice, bispos e sacerdotes, até se tornar parte dos paramentos dos diáconos» e, por extensão de sentido, é o «mesmo que tunicela» (in Dicionário Houaiss).

Pergunta:

Gostaria de saber qual a diferença entre cópia e fotocópia.

Muito obrigada.

Resposta:

Cópia é «transcrição de um texto original»; em música, «traslado manuscrito de qualquer trecho de música»; «reprodução fiel, por imitação, de obra de arte ou de outro trabalho original»; «imitação livre inspirada em autor ou em obra original»; «imitação por falsificação; contrafação, plágio»; «reprodução de um original (texto, gravura, filme, fita etc.) obtida por meio de qualquer processo de impressão, de reprografia, de gravação fonográfica, de fotografia etc.». Além disso, em sentido figurado, ainda se trata de «pessoa excepcionalmente semelhante a outra; retrato». Por sua vez, fotocópia trata-se, em artes gráficas, de «processo de reprodução fotográfica de documentos sobre um papel sensibilizado, o qual é colocado em contato com o original que, mediante ação da luz ou de outras radiações, o impressiona» e, derivação por metonímia, «a cópia obtida dessa forma; cópia fotostática». Por extensão de sentido, a fotocópia é a «cópia obtida por meio de qualquer equipamento fotostático, eletrostático ou de processos análogos; fotóstato, xerocópia» (in Dicionário Eletrônico Houaiss).

Pergunta:

Como se diz daquele (acto ou agente) que institui?

Procurei em diversos dicionários da língua portuguesa e não obtive qualquer retorno para "instituinte" ou "institutivo".

Muito obrigado.

Resposta:

Não encontrou, porque o vocábulo que alguns dicionários regist[r]am e que corresponde a essa situação é instituidor. O Dicionário da Porto Editora diz que se trata de «que ou aquele que institui; fundador; criador»; e vem «do latim institutore-, "fundador"». Por sua vez, o Dicionário Eletrônico Houaiss também nos informa de que instituidor é «que ou aquele que institui; instaurador, estabelecedor, iniciador».

Pergunta:

A dúvida consiste em saber se a forma correcta para um natural da Geórgia (país) é "georgio".

Obrigado.

Resposta:

O natural da Geórgia chama-se georgiano. Os dicionários consultados não registam "georgio", mas o Dicionário Eletrônico Houaiss apresenta geórgico como sinónimo de georgiano; e diz que este é «que ou aquele que é natural ou habitante da República da Geórgia (extremo Sudeste da Europa)» e, em linguística, «diz-se de ou língua do grupo caucasiano do Sul, idioma oficial da República da Geórgia». Acrescenta, ainda, que se trata de «relativo à República da Geórgia; geórgico». Finalmente, outra entrada do dicionário também diz que é «relativo ao Estado da Geórgia, no Sul dos EUA, ou o que é seu natural ou habitante». Consulte o Dicionário de Gentílicos e Topónimos.

Pergunta:

Existe a palavra "prejudicante"?

Resposta:

O adjectivo prejudicante já aparece no Dicionário Eletrônico Houaiss e, como não está mal formado, é aceitável; significa «que causa prejuízo; lesivo, prejudicador».