Carlos Marinheiro - Ciberdúvidas da Língua Portuguesa
Carlos Marinheiro
Carlos Marinheiro
181K

Carlos Marinheiro (1941–2022). Bacharel em Jornalismo pela Escola Superior de Meios de Comunicação Social de Lisboa e ex-coordenador executivo do Ciberdúvidas da Língua Portuguesa. Colaborou em vários jornais, sobretudo com textos de análise política e social, nomeadamente no Expresso, Público, Notícias da Amadora e no extinto Comércio do Funchal, influente órgão da Imprensa até ao 25 de Abril.

 
Textos publicados pelo autor

Pergunta:

Existe a palavra proferimento? Por exemplo: «O ministro Fulano fez um proferimento acerca do assunto tal e tal.»

Muito grata.

Resposta:

O Dicionário Eletrônico Houaiss regista proferimento («ato ou efeito de proferir; pronunciamento») e diz que é o mesmo que proferição. Já o Dicionário da Porto Editora acolhe este último vocábulo, mas não regista proferimento. Assim, em Portugal, é preferível usar o substantivo feminino proferição.

Pergunta:

Desejo saber a definição de Páscoa e também a etimologia.

Encontrei "pesach" do hebraico: passagem.

Resposta:

A Páscoa é, de acordo com o Dicionário Onomástico-Etimológico da Língua Portuguesade José Pedro Machado, a «Grande festa judaica e cristã, esta a comemorar a Ressurreição de Jesus Cristo. Do latim vulgar pascua, atestado nas glosas, alteração do latim eclesiástico Pascha, por cruzamento com pascua, «alimento (propriamente "pasto")», pois a Páscoa põe fim ao jejum da Quaresma; aquele termo do latim Pascha provém do grego páscha, forma documental na versão dos Setenta (que significa: «a Páscoa, festa judaica e cristã; "em particular", a refeição da Páscoa; o anho pascal»), com origem no hebreu "pasach", que propriamente significa "passagem" e designa a festa celebrada em recordação da saída do Egipto (...); serviu depois para designar a festa cristã celebrada em honra da Ressurreição de Jesus Cristo, por motivo da coincidência das datas.»

A Enciclopédia Luso-Brasileira de Cultura (Editorial Verbo, Lisboa) diz, ainda, o seguinte sobre Páscoa: «O seu significado etimológico é incerto. Alguns procuram-no em raiz egípcia e, nesse caso, significaria “golpe”, “ferida”. Há quem prefira ligar a palavra ao siríaco e então significaria “ser feliz”, “estar alegre”. Designaria, portanto, a festa de júbilo por excelência. Entretanto o significado geralmente aceite é o...

Pergunta:

Ouve falar-se num exame médico que verifica a circulação sanguínea como “cataterisma”. Penso que não deve ser esta a grafia mas é costume ouvir-se supostamente com a que aqui apresento. Qual é a palavra correcta?
Antecipadamente grato.

Resposta:

Cateterismo trata-se da «introdução de um cateter num canal ou conduto naturais do organismo (uretra, esófago, vasos, etc.) com finalidade diagnóstica ou terapêutica.»

 

N.E. (11/10/2019) – Em declarações sobre o seu estado de saúde e uma eventual recandidatura nas eleições presidenciais que se realizam em Portugal em 2021, o presidente  português Marcelo Rebelo de Sousa empregou, em 10/10/2019, o termo cateterismo . Transcreve-se parcialmente o registo que a jornalista portuguesa Leonete Botelho fez, no jornal Público (edição em linha de 10/10/2019), de uma entrevista  por ele dada ao programa Alta Definição, conduzido por Daniel Oliveira (canal SIC):

«O Presidente da República revelou ao programa Alta Definição da SIC que a decisão sobre a sua recandidatura está agora dependente de um cateterismo que irá fazer nas próximas semanas. Marcelo Rebelo de Sousa disse que este exame não é a nenhum órgão fundamental, não colocando em causa nem o coração nem o cérebro, mas ainda assim poderá ser limitador para a manutenção do seu estilo de Presidência, dando a entender que prefere não se recandidatar a mudar de estilo.

"O meu avô era cardíaco, o meu pai era cardíaco, os meus irmãos ac...

Pergunta:

Gostaria de saber qual é a diferença entre estas duas palavras.

Resposta:

Imoral quer dizer «contrário à moral, às regras de conduta vigentes em dada época ou sociedade, ou ainda àquelas que um indivíduo estabelece para si próprio; falto de moralidade; indecoroso, vergonhoso».
Amoral significa «moralmente neutro (nem moral, nem imoral); que não leva em consideração preceitos morais; estranho à moral».
Assim, a diferença está na “neutralidade” de amoral perante moral e imoral.

Pergunta:

O que se entende por “exogamia”?

Resposta:

Trata-se de «casamento entre membros de diferentes grupos» ou, como vocábulo da zoologia, de «reprodução, nos protozoários, em que intervêm gâmetas não provenientes da mesma célula» (in Dicionário da Língua Portuguesa da Porto Editora).
O Dicionário Eletrônico Houaiss (brasileiro) diz que exogamia é «cruzamento de indivíduos não aparentados ou com grau de parentesco distante».