Carlos Marinheiro - Ciberdúvidas da Língua Portuguesa
Carlos Marinheiro
Carlos Marinheiro
181K

Carlos Marinheiro (1941–2022). Bacharel em Jornalismo pela Escola Superior de Meios de Comunicação Social de Lisboa e ex-coordenador executivo do Ciberdúvidas da Língua Portuguesa. Colaborou em vários jornais, sobretudo com textos de análise política e social, nomeadamente no Expresso, Público, Notícias da Amadora e no extinto Comércio do Funchal, influente órgão da Imprensa até ao 25 de Abril.

 
Textos publicados pelo autor

Pergunta:

Qual o significado das palavras superintendente e superintendência?

Resposta:

A palavra superintendente significa «que ou aquele que superintende, que, como chefe, supervisiona empresa, repartição, obra etc.; sobrestante, sobreintendente». Vem do «lat[im] tard[io] superintendens,entis, part[icípio] pres[ente] de superintendère "superintender, inspecionar"». Quanto a superintendência, trata-se de «cargo ou funções de superintendente» ou «repartição ou casa onde se exercem essas funções».

Pergunta:

Qual a origem da palavra igreja?

Resposta:

A palavra igreja vem do grego ekklesia, «assembleia», pelo latim ecclesia-, «assembleia do povo; igreja». Trata-se de «edifício destinado ao culto de uma religião, especialmente cristã; comunidade dos fiéis de determinada religião; autoridade religiosa» (cf. Dicionário da Língua Portuguesa 2003 da Porto Editora).

Pergunta:

Qual a origem e o significado da palavra ecumênico e que se pode entender por ecumenismo?

Resposta:

O adjectivo ecuménico quer dizer, segundo o Dicionário Eletrônico Houaiss, «relativo a ecumenismo»; «que se refere a toda a Terra habitada; de âmbito geral, universal». Além disso, «diz-se de concílio ger[almente] presidido pelo papa e para o qual são convocados todos os prelados católicos» e, por analogia, «que congrega pessoas de diferentes credos ou ideologias». A palavra ecuménico vem do «gr[ego] oikoumenikós,ê,ón "do ou aberto para o mundo inteiro" pelo lat[im] oecumenìcus,a,um "universal, de todo orbe"». Por sua vez, ecumenismo é «apelo à unidade de todos os povos contido na mensagem do Evangelho» e, em religião, «movimento favorável à união de todas as igrejas cristãs».

Pergunta:

O que se define por «qualidades crenoterápicas»?

Obrigada pela sua atenção.

Resposta:

Crenoterápico quer dizer, segundo o Dicionário Eletrônico Houaiss, «relativo a ou que envolve a crenoterapia». Por sua vez, a crenoterapia é a «utilização medicinal de águas minerais como terapia» ou «qualquer tipo de tratamento feito com base no uso de águas minerais». Da mesma forma, o Dicionário da Língua Portuguesa 2003 da Porto Editora diz que crenoterapia é termo da medicina e significa «tratamento à base de águas minerais», acrescentando que vem «do grego kréne, "fonte" + therapeía, "tratamento"».

Assim, qualidades crenoterápicas são as qualidades relativas à crenoterapia, ou seja, as qualidades do tratamento feito com base no uso de águas minerais.

Pergunta:

Gostaria de saber o que é fubá.

Gostaria de fazer uma receita de bolo de fubá e é desesperante não conseguir encontrar nada com o nome fubá ou «farinha de fubá» nos supermercados, na secção das farinhas! Terá um nome diferente em Portugal, ou não existe mesmo cá?

Há quem diga que é apenas farinha de milho, mas, sendo assim, o que será o «fubá de arroz», que vemos em algumas receitas brasileiras?

Muito obrigada pela atenção.

Resposta:

A palavra fubá (termo do Brasil) encontra-se registada no Dicionário da Língua Portuguesa 2003 da Porto Editora, e trata-se de «farinha de milho ou de arroz para fazer o angu ou o infunde». Este vocábulo vem «do quimbundo fubá, com o significado de "farinha"». Também o Dicionário Eletrônico Houaiss diz que fubá (regionalismo do Brasil) é «farinha de milho ou de arroz com a qual se faz angu; fuba»; e acrescenta que ainda é um regionalismo do Nordeste do Brasil, de uso informal, querendo dizer, neste caso, «situação confusa; desordem, rolo». Este dicionário refere que «no Nordeste brasileiro pronuncia-se tb. fuba, que é a pronúncia generalizada em Angola e São Tomé e Príncipe».