Carlos Marinheiro - Ciberdúvidas da Língua Portuguesa
Carlos Marinheiro
Carlos Marinheiro
181K

Carlos Marinheiro (1941–2022). Bacharel em Jornalismo pela Escola Superior de Meios de Comunicação Social de Lisboa e ex-coordenador executivo do Ciberdúvidas da Língua Portuguesa. Colaborou em vários jornais, sobretudo com textos de análise política e social, nomeadamente no Expresso, Público, Notícias da Amadora e no extinto Comércio do Funchal, influente órgão da Imprensa até ao 25 de Abril.

 
Textos publicados pelo autor

Pergunta:

Gostaria de saber qual a opção correta para o plural dos seguintes substantivos compostos:

a) vagão-leito

b) manga-rosa

c) banana-maçã

d) porco-espinho

Resposta:

a) O plural de vagão-leito é vagões-leitos e vagões-leito. O Dicionário Eletrônico Houaiss considera correctos os dois plurais, e diz que vagão-leito é «vagão com cama ou beliche, para viagens noturnas; carro-leito, vagão-dormitório».

b) O plural de manga-rosa é mangas-rosa. Trata-se de «qualidade de manga muito perfumada que tem a casca rosada» ou, em linguagem de toxicologia, «maconha sem mistura, considerada de boa qualidade» (idem).

c) O plural de banana-maçã é bananas-maçãs e bananas-maçã. É «variedade de banana de casca pouco espessa e polpa esbranquiçada que, mesmo madura, conserva certo teor de tanino, conferindo-lhe o sabor adstringente que a distingue; banana-branca» (idem).

c) O plural de porco-espinho é, de acordo com resposta anterior, porcos-espinhos. No entanto, o Houaiss admite também porcos-espinho e diz que se trata de «design[ação] comum aos roedores da fam[ília] dos histricídeos, esp[ecialmente] noturnos e terrícolas, encontrados na Europa, África e Ásia, de corpo atarracado, patas curtas e longos espinhos protetores; porco-espim» (idem).

Pergunta:

O que é que quer dizer «aumento do abono de família para as famílias monoparentais»?

Resposta:

Abono de família é «determinada quantia que os funcionários e as pessoas assalariadas recebem mensalmente do Estado ou empresas particulares por cada filho, até certa idade, ou por pessoa de família a seu cargo». Quanto a monoparental, significa «relativo a apenas um progenitor; diz-se de uma família constituída apenas pela mãe, ou pelo pai, e filho ou filhos». Assim, «aumento do abono de família para as famílias monoparentais» é o aumento da quantia mensal concedido às famílias, que trabalham para o Estado ou empresas privadas, constituídas apenas por um dos progenitores (mãe ou pai), e filho ou filhos.

[Cf. Dicionário da Língua Portuguesa 2003, da Porto Editora]

Pergunta:

Não consigo encontrar uma palavra no dicionário que diga que algo está «espaçado de forma idêntica»: uma palavra parecida com "equiespaçado". Não sei como se escreve a palavra que tem sensivelmente este som. Não sei se é uma só palavra "equiespaçado", ou "equispaçado", ou se são duas palavras separadas por hífen "equi-espaçado". Será que a palavra existe, até?

Obrigado.

Resposta:

As palavras que propõe não aparecem nas obras consultadas, mas tudo indica que a palavra equidistante está de acordo com o sentido pretendido. Com efeito, este adjectivo significa, de acordo com o Dicionário Eletrônico Houaiss, «que apresenta a mesma distância (diz-se de uma coisa, objeto, linha, ponto etc. em relação a outros dois ou mais)» ou, como o define o Dicionário da Língua Portuguesa 2003, da Porto Editora, «diz-se de um objecto situado a distâncias iguais de dois outros».

 

N. E. (20/02/2021) – Apesar de continuar a não haver registo de equiespaçado nas fontes mencionadas na resposta, o termo em questão está não só bem formado como tem uso especializado, de acordo com comunicação pessoal  do consulente Cesar Silva (engenheiro), a quem se agradece o seguinte esclarecimento: «[A palavra] é usada frequentemente nas áreas das engenharias e matemáticas, e não significa «equidistante» (que tem um significado ligeiramente diferente). Refere-se a algo repetitivo que se repete a distâncias iguais (ex: «os trovões ouviam-se de forma equiespaçada; as peças de xadrez foram equiespaçadas no tabuleiro»).» Embora a forma "equispaçado" não seja impossível, é equiespaçado a forma predominante em textos especializados (cf. resultados de uma consulta Google, em 20/02/2021).

Pergunta:

Qual o significado da palavra errata?

Resposta:

Errata, palavra que vem do «latim errata, "faltas, lista de erros", plural do neutro latim errātum,i, "falta, erro"», é (na área da bibliografia, tipografia) «documento, feito para acompanhar uma obra posteriormente à sua publicação, em que estão elencados os erros desta, bem como a sua correção; corrigenda» e, ainda, «cada um dos erros assinalados em uma obra» [cf. Dicionário Eletrônico Houaiss].

Pergunta:

O que quer dizer a palavra controvérsias?

Resposta:

O termo controvérsia, que vem «do lat[im] controversĭa-», quer dizer «discussão sobre um tema ou uma opinião, em que são debatidos argumentos opostos e geralmente acalorados; debate; polémica»; e, ainda, «contestação». Como exemplo de controvérsias, veja a nossa secção com esse título: Controvérsias.

[Cf. Dicionário da Língua Portuguesa 2003, da Porto Editora]