Carlos Marinheiro - Ciberdúvidas da Língua Portuguesa
Carlos Marinheiro
Carlos Marinheiro
181K

Carlos Marinheiro (1941–2022). Bacharel em Jornalismo pela Escola Superior de Meios de Comunicação Social de Lisboa e ex-coordenador executivo do Ciberdúvidas da Língua Portuguesa. Colaborou em vários jornais, sobretudo com textos de análise política e social, nomeadamente no Expresso, Público, Notícias da Amadora e no extinto Comércio do Funchal, influente órgão da Imprensa até ao 25 de Abril.

 
Textos publicados pelo autor

Pergunta:

Plural de "caixa-preta"... seria "caixas-preta"?
Obrigada.

Resposta:

O plural de caixa-preta é caixas-pretas, porque se trata de uma palavra composta por um substantivo e um adjectivo e, como tal, segue a regra geral da concordância que é a de um adjectivo passar ao plural se o substantivo a que se associa também estiver no plural.

Como termo da aeronáutica, caixa-preta é «aparelhagem que grava dados sobre o funcionamento de uma aeronave, seus sistemas e as conversas da equipagem; serve para detectar problemas e verificar suas causas em caso de acidente e para controlar a manutenção da aeronave». Em cibernética, informática, electrónica, é «em tecnologia lógica, teoria dos autômatos etc., nome dado a qualquer elemento, máquina ou dispositivo de cujo funcionamento não se tem nenhum conhecimento por acesso direto, sendo apenas identificado ou caracterizado através da verificação da relação existente entre as informações ou estímulos que chegam a ele (entrada) e as respostas de saída». Em tecnologia, trata-se de «qualquer dispositivo, ger[almente] eletrônico, de funcionamento intrincado e vedado a quaisquer interferências, capaz de operar autonomamente e us[ado] esp[ecialmente] no registro e controle de informações técnicas». Ainda é, em sentido figurado, «qualquer sistema, instituição, empreendimento etc. cujos mecanismos de funcionamento interno não são claros ou abertos à observação».

[Cf. Dicionário Eletrônico Houaiss]

Pergunta:

Gostaria de saber qual a origem etimológica da palavra perímetro.

Obrigada. Votos de bom trabalho.

Resposta:

A palavra perímetro, que significa «contorno de um domínio plano; medida desse contorno», vem «do gr[ego] perímetros, "medida de contorno"». Em sentido figurado, perímetro ainda quer dizer «âmbito; contexto». Além disso, como sabe, a expressão perímetro de um polígono/de um círculo é a «medida do comprimento da fronteira desse polígono ou desse círculo».

[Cf. Dicionário da Língua Portuguesa 2003, da Porto Editora]

Pergunta:

Gostaria de saber como se forma o plural da palavra reco-reco.

Grata pela atenção.

Resposta:

O plural de reco-reco é reco-recos. Trata-se de regionalismo do Brasil, da área da música, e é «instrumento de percussão feito de um gomo de bambu seco com entalhes transversais, sobre os quais se esfrega uma vareta, produzindo som rítmico para acompanhamento em música popular; ganzá, rapa, reque-reque, querequexé» ou, devido a derivação por metonímia, «o ruído desse instrumento ou semelhante ao que é produzido por ele». Em ludologia, é «brinquedo infantil que consiste em uma haste, onde se prende um barbante, por sua vez preso a um cilindro de papelão ou similar, que emite um zumbido ao rodar; rói-rói, zumbidor» ou, ainda, «brinquedo infantil que consiste em uma roda dentada que, girando, passa por uma palheta e faz um ruído peculiar». Por fim, como regionalismo de uso informal do Rio de Janeiro (Brasil), é «pequena festa dançante». A palavra reco-reco é «de origem onomatopaica».

[Cf. Dicionário Eletrônico Houaiss]

Pergunta:

Fui chamado de duas caras por uma pessoa que penso não entender o real significado dessa expressão; gostaria de eu mesmo saber tudo o que significa.

Resposta:

A expressão registada no Dicionário Prático de Locuções e Expressões Correntes, de Emanuel de Moura Correia e Persília de Melim Teixeira (Papiro Editora), é «ter duas caras», e significa «mudar facilmente de opinião; ser falso, hipócrita».

Pergunta:

Eu sei que a palavra alto pertence à classe dos adjectivos. Agora surgiu-me a dúvida de, na frase «ele fala alto», a referida palavra pertencer à dos advérbios.

Resposta:

Como advérbio, a palavra alto quer dizer «em voz alta; sonoramente; fortemente» e «a grande altura; em lugar elevado». Assim, na frase «ele fala alto», o termo alto é um advérbio. A locução «alto e bom som», registada no Dicionário da Língua Portuguesa 2003 da Porto Editora, tem também valor adverbial e significa «claramente; com clareza»: «dizer alto e bom som». Por sua vez, o Dicionário Eletrônico Houaiss também nos dá os significados do advérbio alto com exemplos, ou seja, «em ponto ou local elevado; a grande altura; ex.: o avião voava muito a[lto]»; «com voz ou emissão de som forte ou agudo; ex.: falar, cantar a[lto]; a tuba tocava a[lto]».