Carlos Marinheiro - Ciberdúvidas da Língua Portuguesa
Carlos Marinheiro
Carlos Marinheiro
180K

Carlos Marinheiro (1941–2022). Bacharel em Jornalismo pela Escola Superior de Meios de Comunicação Social de Lisboa e ex-coordenador executivo do Ciberdúvidas da Língua Portuguesa. Colaborou em vários jornais, sobretudo com textos de análise política e social, nomeadamente no Expresso, Público, Notícias da Amadora e no extinto Comércio do Funchal, influente órgão da Imprensa até ao 25 de Abril.

 
Textos publicados pelo autor

Pergunta:

Existem duas formas de divisão silábica? Se existem, como se faz a divisão silábica da palavra Aleluia para translineação?

 

Resposta:

A palavra aleluia tem quatro sílabas: a-le-lui-a; no entanto, para efeitos de translineação, e porque não se devem deixar vogais isoladas, a separação faz-se assim: ale-luia.

Pergunta:

Gostaria de saber o significado das palavras risco e perigo e que me esclarecessem as diferenças entre as duas.

Resposta:

A palavra risco quer dizer, entre outras coisas, «probabilidade de perigo, ger[almente] com ameaça física para o homem e/ou para o meio ambiente» e, por extensão de sentido, «probabilidade de insucesso, de malogro de determinada coisa, em função de acontecimento eventual, incerto, cuja ocorrência não depende exclusivamente da vontade dos interessados».

Quanto a perigo, significa «situação em que se encontra, sob ameaça, a existência ou a integridade de uma pessoa, um animal, um objecto etc.; risco». Portanto, em certos contextos, estes termos são sinónimos. Contudo, e como não são sinónimos perfeitos, existe uma pequena diferença: o risco, geralmente, é «probabilidade de perigo», ou seja, não é 100% de perigo, mas existem 90%, 80%, ou, mesmo, apenas 20% de probabilidades de perigo.

Pergunta:

Por favor, peço que me informem sobre o significado da expressão «fazer juízos de valor».

Muito obrigada.

Resposta:

O Dicionário Prático de Locuções e Expressões Correntes, de Emanuel de Moura Correia e Persília de Melim Teixeira (Papiro Editora), regista a expressão «juízo de valor», e diz que significa «juízo que enuncia uma apreciação (por oposição a juízo de realidade)».

Pergunta:

Gostaria de saber o significado da palavra ubíquo.

Resposta:

O adjectivo ubíquo (do latim ubīquu-, "que está em toda a parte") significa «que está ou existe ao mesmo tempo em toda parte; omnipresente» e, por extensão de sentido, «que se difundiu extensamente; geral, universal» (cf. Dicionário Houaiss).

Pergunta:

Gostaria de saber se "desmamento" ou "desamamento" têm o mesmo significado, ou seja, o «acto de desmamar».

Antecipadamente grata.

Resposta:

O «acto de desmamar» é, em Portugal, desmame (deriv[ado] regr[essivo] de desmamar) e as formas não preferíveis desmama ou desmamação. No Brasil, a forma preferível é desmama, mas a mais usada é desmame; há ainda as variantes não preferíveis desmamação e desmamamento.

[Fontes: Dicionário da Língua Portuguesa 2008, da Porto Editora, e Dicionário Eletrônico Houaiss]