Carlos Marinheiro - Ciberdúvidas da Língua Portuguesa
Carlos Marinheiro
Carlos Marinheiro
181K

Carlos Marinheiro (1941–2022). Bacharel em Jornalismo pela Escola Superior de Meios de Comunicação Social de Lisboa e ex-coordenador executivo do Ciberdúvidas da Língua Portuguesa. Colaborou em vários jornais, sobretudo com textos de análise política e social, nomeadamente no Expresso, Público, Notícias da Amadora e no extinto Comércio do Funchal, influente órgão da Imprensa até ao 25 de Abril.

 
Textos publicados pelo autor

Pergunta:

Como se escreve o nome deste pássaro: "Cacatua", ou "catatua"?

Resposta:

Pode escrever das duas formas, embora o termo mais usado em Portugal seja catatua.

O Dicionário da Língua Portuguesa 2008, da Porto Editora, regista catatua e cacatua. Diz que catatua (termo da área da ornitologia) é «ave do grupo dos papagaios, que habita a Índia, Malásia, etc.; cacatua; espécie de rodízio ou carrossel» e vem «de cacatua, com assim[ilação]». Por sua vez, cacatua é «espécie de papagaio; catatua» e vem «do mal[aio] kakatúwa».

O Dicionário Eletrônico Houaiss (brasileiro) também acolhe os dois termos; considera que catatua é o «mesmo que cacatua» e diz ainda que se trata, como regionalismo de Portugal, em sentido figurado, de uso informal, pejorativo, de «mulher velha, espalhafatosa no vestir». Em relação a cacatua, diz que é «design[ação] comum às aves psitaciformes da fam[ília] dos cacatuídeos, encontradas na Austrália, Nova Guiné, Tasmânia e Indonésia; de porte médio ou grande, esp[ecialmente] aquelas do gên[ero] Cacatua, de plumagem ger[almente] branca e cabeça com longo topete de penas; catatua».

Pergunta:

Com o acordo ortográfico, como devo escrever: "contra-razões", ou "contrarrazões"?

Resposta:

Ao contrário do que se passava anteriormente, em que, «com o prefixo de origem latina contra, o segundo elemento levava sempre hífen se for palavra começada por vogal, h, r ou s», no novo acordo ortográfico, «(...) Restam só alguns casos nos quais o hífen se utiliza nas palavras prefixadas: quando a palavra-base começa com h- (anti-herói) e quando a última letra do prefixo é igual à primeira letra da palavra seguinte (contra-ataque) excepto quando o prefixo é co- (cooperação).» [in Vocabulário (as palavras que mudam com o Acordo Ortográfico), edição do ILTEC]

Assim, deve escrever contrarrazões, tratando-se de termo jurídico (mais usado no plural), com o significado de «razão que impugna as que foram oferecidas pela outra parte» [in Dicionário Eletrônico Houaiss].

Pergunta:

Qual a forma correcta de escrever: "hipoactividade", "hipo-actividade", ou "hipo actividade"?

Obrigado.

Resposta:

Escreve-se hipoactividade, tal como hipoalérgico, hipoacústico e muitos outros termos formados com o prefixo hipo- (sob, debaixo, em baixo), em que «a aglutinação é a regra» (ver resposta anterior Geoestratégico). Hipoactividade significa «que apresenta pouca actividade».

Cf. Palavras que vêm do grego

Pergunta:

Qual a origem da palavra Gaibéus, do romance do mesmo nome de Alves Redol?

Resposta:

O substantivo (nome) gaibéu é um regionalismo do Ribatejo [província de Portugal] e denomina um «trabalhador agrícola que limpa a campina de galhos, ervas daninhas etc., preparando o terreno para a plantação». O Dicionário Eletrônico Houaiss diz que é, etimologicamente, «alteração de gaivéu». Quanto a gaivéu, considera que é de «origem obscura»; e acrescenta: «JM [José Pedro Machado] levanta a hipótese de uma possível relação com gaivota, aludindo "à instabilidade dos gaivéus".»

Pergunta:

Como se chamam os habitantes de Palermo?

Resposta:

O natural de Palermo designa-se por palermitano. Como diz o Dicionário da Língua Portuguesa 2008, da Porto Editora, palermitano (adjectivo) é «relativo à cidade italiana de Palermo, na Sicília» ou (nome) «natural ou habitante desta cidade».