Carlos Fragateiro - Ciberdúvidas da Língua Portuguesa
Este é um serviço gracioso e sem fins comerciais, de esclarecimento, informação e debate sobre a língua portuguesa, o idioma oficial de Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe e Timor-Leste. Sem outros apoios senão a generosidade dos seus consulentes, ajude-nos a dar-lhe continuidade: Pela viabilização do Ciberdúvidas. Os nossos agradecimentos antecipados.
Carlos Fragateiro
Carlos Fragateiro
982

Carlos Fragateiro (Porto, 1951) é um encenador e professor português com o Curso de Teatro do Conservatório Nacional de Lisboa, mestrado em Educação e doutoramento em Ciências e Tecnologias da Comunicação. Foi diretor artístico do Teatro Experimental de Leiria, da Companhia de Teatro de Aveiro, do Teatro da Trindade e do Teatro Nacional D. Maria II. É professor do Departamento de Comunicação e Arte da Universidade de Aveiro.

 
Textos publicados pelo autor

Carlos Fragateiro dedica espaço alargado no jornal Público, de 8 de Maio de 2009,  para sublinhar o lugar do português na criação de uma Europa multilingue. Pela consolidação de relações com a Espanha e o espanhol — como uma ponte para a América latina —, bem como com a França e o francês — como uma estratégia de aproximação efectiva aos países africanos.

 

Nos séculos XV e XVI Portugal foi o pioneiro da globalização. Hoje pode assumir-se como laboratório do futuro.