Pergunta:
Em primeiro lugar o verbo elogiar. Queria elogiar o vosso grande e louvável trabalho.
A minha questão está relacionada com a regência do verbo pagar. Estive a ler algumas das vossas respostas com este tema. Contudo, tenho uma dúvida.
Podemos dizer «pagar com dinheiro» e «pagar em dinheiro»? Existem algumas regras específicas para o uso duma e outra preposição?
Obrigado pela atenção dedicada a este tema.
Resposta:
Agradecemos as gentis palavras que nos endereça e que muito nos estimulam.
A locução mais comum é «em dinheiro», com o valor de «em numerário» está dicionarizada1. Assim, será preferível utilizar a construção «pagar em dinheiro».
Não obstante, encontramos registos de uso da preposição com na construção «pagar com dinheiro», que assume um significado idêntico à anterior. Neste caso, a preposição com é usada com o valor de «meio; instrumento». Assim, esta construção poderá também ser usada, embora tenha menos registos de uso2.
Disponha sempre!
1. Cf. Dicionário da Língua Portuguesa, da Academia das Ciências de Lisboa.
2. Cf., por exemplo, os resultados identificados no Corpus do Português, de Mark Davies.