Este é um serviço gracioso e sem fins comerciais, de esclarecimento, informação e debate sobre a língua portuguesa, o idioma oficial de Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe e Timor-Leste. Sem outros apoios senão a generosidade dos seus consulentes, ajude-nos a dar-lhe continuidade: Pela viabilização do Ciberdúvidas. Os nossos agradecimentos antecipados.
António Sérgio
António Sérgio
772

António Sérgio (Damão, 1883 – Lisboa, 1969), foi um importante intelectual e pensador português. Mesmo enveredando por estudo militares, primeiramente no Colégio Militar e posteriormente na Escola Naval, sentiu grande interesse pela poesia e pela filosofia o que o levou a concorrer ao cargo de assistente da seção de Filosofia da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa. Agregou a este cargo a colaboração em revistas como a Águia e a Seara Nova, tal como a direção da Grande Enciclopédia Portuguesa e Brasileira.

 
Textos publicados pelo autor

Um livro, para a escola velha, é um frasquinho cheio de «ciência»; um livro, para o laboratório, é como um estojo com instrumentos; por isso ele é decorado dentro da aula, e por isso no laboratório ele é usado.

As ideias, para o cientista, são ferramentas e são bússolas; para os estudantes, são ainda como panóplias de museu...