António Gil Hernández - Ciberdúvidas da Língua Portuguesa
Este é um serviço gracioso e sem fins comerciais, de esclarecimento, informação e debate sobre a língua portuguesa, o idioma oficial de Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe e Timor-Leste. Sem outros apoios senão a generosidade dos seus consulentes, ajude-nos a dar-lhe continuidade: Pela viabilização do Ciberdúvidas. Os nossos agradecimentos antecipados.
António Gil Hernández
António Gil Hernández
908

António Gil Hernández (Valladolid, 1941) tem-se destacado na sociolinguística galega. É colaborador das revistas Cadernos do Povo, Nós, O Ensino, Temas do Ensino e Agália. É membro da Comissão Galega do Acordo Ortográfico e da Sociedad Española de Lingüística. Gil tem publicado também livros de poesia, artigos de ensaio literário e outros mais propriamente da linguística estrita.

 
Textos publicados pelo autor

A respeito de algumas perguntas ou comentários relativos ao português da Galiza ou galego, permito-me precisar:

1. -  Antes de mais, a formalização da língua não define "per se" a condição dessa língua. Se as falas galegas são uma forma de português, qualquer formalização que for não poderá mascarar a condição lusófona dessas falas, salvo no caso de elas serem substituídas por outra língua.