Pergunta:
Mas — única conjunção coordenativa adversativa?
Agradeço que me esclareçam sobre a questão em epígrafe, pois tive conhecimento de que, no âmbito de uma acção de formação sobre os novos programas do ensino básico, se disse, entre outras coisas, que a TLEBS morreu e que há também outras alterações ao nível das classes de palavras, como a que enuncio, bem como, por exemplo, o facto de a conjunção mas já não se considerar um conector ou articulador.
Resposta:
1. As formas que na gramática tradicional (e na TLEBS) figuravam como conjunções adversativas ao lado de mas, a saber, porém, todavia, contudo, são, de acordo com o Dicionário Terminológico (DT) e os novos programas, advérbios conectivos.
2. Mas é conjunção e conector, como, por exemplo, construir é verbo e é predicador, ou eu é pronome e é deíctico. O que se passa é que, ao falarmos de conjunção, verbo, pronome, etc., estamos a reportar-nos a uma classificação morfossintáctica, que remonta à gramática clássica, comummente designada por «classes de palavras». Se, cumulativamente, atendermos a outros critérios de classificação, utilizaremos classes/termos de classificação que vão constituir outros agrupamentos de itens. Assim, numa perspectiva textual, consideram-se os conectores que marcam contraste a conjunção mas e os conectores adverbiais e preposicionais: ainda assim, mesmo assim, contudo, no entanto, contrariamente, pelo contrário, por oposição, etc. Ver entrada "conector discursivo" no DT.
3. Sobre a evolução da TLEBS para o Dicionário Terminológico ver abaixo "Textos relacionados".
4. Importa notar que saber a classificação de formas na língua é um meio — e não um fim — para levar o aluno a escre...