Alfredo Barroso - Ciberdúvidas da Língua Portuguesa
Alfredo Barroso
Alfredo Barroso
5K

Alfredo Barroso (Roma, 1945), licenciou-se na Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa e é cronista, jornalista, ex-deputado e ex-secretário do Estado português. Enquanto homem ligado à política, teve uma ação importante no Partido Socialista, tendo sido um dos seus fundadores. Dedicou-se também à escrita editando algumas obras, nomeadamente Poemas Rudimentares (1978), A Televisão que Tempos (1995), Guerras Limpas (2005), A Crise da Esquerda Europeia (2012).

 
Textos publicados pelo autor
Camilo em fuga, com as mulheres e a traço grosso
Um retrato de Camilo Castelo Branco

«Escreveu Aquilino que a desgraça de Camilo provinha toda da natureza física degradada em que encarnara o seu espírito sublime» – regista* o jornalista e político português Alfredo Barroso.

* Nova versão de um artigo de 2015, reescrito e aumentado pelo autor, a propósito do bicentenário do nascimento de Camilo Castelo Branco — divulgado no Facebook e aqui partilhado com a  devida vénia. Texto escrito segundo a norma ortográfica de 1945.

Viva o
Algumas das suas expressões mais castiças

O futebolês, ou seja, o futebol tal como o comentam em português alguns dos especialistas mais castiços da televisão que temos, merece ficar registado em letra de Imprensa, para que a tradição oral não se perca no ano 2000 e seguintes. Embora não seja possível ser exaustivo, tal a diversidade e a riqueza do vocabulário que todas as semanas sai do bestunto de vários peritos que comentam de viva voz o pontapé na bola que por cá se joga.

Artigo de Alfredo Barroso transcrito, com a devida vénia, do jornal Record do dia 5 de Janeiro de 2000.