Este é um serviço gracioso e sem fins comerciais, de esclarecimento, informação e debate sobre a língua portuguesa, o idioma oficial de Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe e Timor-Leste. Sem outros apoios senão a generosidade dos seus consulentes, ajude-nos a dar-lhe continuidade: Pela viabilização do Ciberdúvidas. Os nossos agradecimentos antecipados.
Afonso Praça
Afonso Praça
631

Afonso Praça (Felgar, 1939 - Lisboa, 2001) foi um jornalista e escritor  português. Começou a atividade jornalística na revista Flama (1961), vindo a profissionalizar-se no Diário de Lisboa. Foi também director de O Jornal da Educação e dos semanários Se7e e O Bisnau. Presidente do Sindicato dos Jornalistas em 1974 e 1975.

 
Textos publicados pelo autor

Hoje toda a gente diz portanto. Toda a gente é talvez um exagero, uma falta de rigor, mas toda a gente já reparou que muita gente diz portanto, a torto e a direito. Sobretudo gente culta, ou tida como culta, vá-se lá saber em muitos casos por que bulas, mais nas cidades do que no campo – políticos, militares, advogados, médicos, engenheiros, professores, estudantes, jornalistas, escritores, todos dizem portanto, dando a ideia de que se trata de palavra indispensável, ou p...