Textos publicados pelo autor
O uso de «até o» e de «até ao»
Pergunta: Em que circunstâncias se usam «até o» e «até ao»? Alguma dessas construções é errada?
No Brasil, usa-se mais a primeira construção e, ao que parece, em Portugal, a segunda é mais freqüente. Seria assim mesmo?
Dêem-me exemplos, por favor.
Muito obrigado.Resposta: Até ao século XVII, a preposição até não era acompanhada pela preposição a. Foi durante esse século que a preposição até passou a ser acompanhada pela preposição a.
Em...
O aumentativo e o diminutivo de abelha, dado, índio, rádio, uva, violão e xícara
Pergunta: Gostaria de saber o aumentativo e o diminutivo das palavras abelha, dado, índio, rádio, uva, violão e xícara.
Grata.Resposta: As abelhas só são identificadas pelos apicultores. Quem não lida constantemente com as abelhas não dá denominação especial para as abelhas adultas. A única abelha que se distingue é a abelha-mestra ou rainha. O macho tem designação especial, zângão ou abelhão. Assim, não tem uso o aumentativo de abelha. Apenas se usam os diminutivos abelhinha, abelhita, abelhazinha, abelhazita e,...
«Locus de controle externo»
Pergunta: Em relação à expressão «em claro fenómeno de "locus de controle externo"», o que se pode depreender da mesma?Resposta: Não é possível darmos uma resposta definitiva porque não dispomos do contexto em que se encontra a expressão apresentada. Apenas poderemos dizer que o conjunto «locus de contole externo» nos merece o seguinte comentário.
A palavra locus é de origem latina e é usada na língua inglesa com diversos significados e entre eles: «local» e «localização».
A palavra controle...
A forma de tratamento ajustada a Deus
Pergunta: Agradeço antecipadamente a vossa colaboração. Indo ao ponto, gostaria que me dessem alguma informação sobre a forma de tratamento ajustada a Deus. Quando nos dirigimos a Ele, que forma de tratamento utilizar? Questiono-vos por ter notado em alguns livros religiosos uma "salada russa descomunal" como podem verificar nestas duas passagens que vos envio: «... o Seu rebanho...», «... no Teu trono...»Resposta: Os textos religiosos existentes na língua portuguesa podem ter tido origem na língua latina ou em línguas...
A classificação das palavras orgulho, vaidade e sucesso
Pergunta: Como se podem classificar as palavras orgulho, vaidade e sucesso do ponto de vista linguístico? Se possível, gostaria de saber os seus significados e origens.
Obrigado.Resposta: Orgulho — substantivo abstracto masculino singular. Significa: «opinião excessivamente vantajosa de si próprio; presunção excessiva; vaidade; sentimento nobre e elevado de dignidade pessoal; pundonor.» Esta palavra deriva do vocábulo germânico urgôle, («altivez»). Transitou pelo frâncico e passou ao catalão como orgull e ao...
