Esta obra é uma recolha de narrativas das comunidades de Portugal Continental, Madeira, Açores, Cabo Verde, São Tomé e Príncipe, Guiné-Bissau, Angola, Moçambique, Goa, Macau, Timor e Brasil.
A selecção pretende valorizar o elemento comum que é a Língua e os elementos particulares: «A Língua é a expressão da cultura. Ela carrega o imaginário. Ilhas e continentes, na diversidade dos seus universos etnogeográficos, vão revelar fantasia própria.(...) No fundo (...), apesar do distanciamento de cores e culturas [retratam-se]os valores humanos fundamentais: justiça, solidariedade e amor. Pilares deste mundo que a Língua Portuguesa narra.»
A Dama Pé de Cabra, de Alexandre Herculano, e A Procissão dos Abalos, de Luís Fagundes Duarte; Luísa Filha de Nica, de Orlanda Amarilis; Avó Mariana, de Alda Espírito Santo; Aiué, de Cochat Osório; A Velha Engolida pela Pedra, de Mia Couto; Valid, o Príncipe Indiano, de Jorge da Cruz; A Filha do Diabo, de Maria Ondina Braga; Kundarai, de Fernando Sylvan; ou o Marquesão da Jaqueira, de Graciliano Ramos, e Os Cismos, de João Guimarães Rosa – são alguns dos contos e lendas escritos em língua portuguesa registados nesta preciosa antologia.
A selecção de textos e autores foi da responsabilidade do português Armindo Reis e da brasileira Beatriz Weigert, com ilustrações da portuguesa Isabel Paiva.