Notícias - Ciberdúvidas da Língua Portuguesa
 
Início Atualidades Notícias
Informação atualizada sobre todos os temas relativos à língua portuguesa.
Primeiro episódio dedicado aos regionalismos

O Ciberdúvidas lançou um novo podcast dedicado a temas da língua portuguesa, sobretudo direcionado a um público mais jovem.

Nos programas Língua de Todos e Páginas de Português

Uma entrevista com a nova presidente do Camões – Instituto da Cooperação e da LínguaAna Paula Fernandes, preenche os programas que a Associação Ciberdúvidas da Língua Portuguesa produz para a rádio pública portuguesa.

Língua de Todos, na RDP África, é transmitido na sexta-feira, 27 de outubro, pelas 13h20 (repetição no dia seguinte, depois do noticiário das 09h00). Páginas de Português tem emissão na Antena 2, no domingo, 29 de outubro, pelas 12h30 (com repetição no sábado seguinte, 4 de novembro de 2023, às 15h30). Hora oficial de Portugal continental, ficando depois ambos os programas disponíveis aqui e aqui.

No programa Palavras Cruzadas, de 23 a 27 de outubro

O programa Palavras Cruzadas, realizado por Dalila Carvalho e transmitido na Antena 2 (de segunda a sexta, às 09h50* e às 18h50*), tem as emissões de 23 a 27 de outubro à linguagem corporal. O convidado é Alexandre Monteiro, especialista em decifrar pessoas.

 

* Hora oficial de Portugal continental

Nos programas Língua de Todos e Páginas de Português

As regras da pontuação e a necessidade de uma forma específica de diplomacia, a “diplomacia linguística”, são os temas principais nos programas que a Associação Ciberdúvidas da Língua Portuguesa produz para a rádio pública portuguesa.

Língua de Todos, na RDP África, é transmitido na sexta-feira, 20 de outubro, pelas 13h20 (repetição no dia seguinte, depois do noticiário das 09h00). Páginas de Português tem emissão na Antena 2, no domingo, 22 de outubro, pelas 12h30 (com repetição no sábado seguinte, 28 de outubro de 2023, às 15h30). Hora oficial de Portugal continental, ficando depois ambos os programas disponíveis aqui e aqui.

No programa Palavras Cruzadas, de 16 a 20 de outubro

O programa Palavras Cruzadas, realizado por Dalila Carvalho e transmitido na Antena 2 (de segunda a sexta, às 09h50* e às 18h50*), tem as emissões de 16 a 20 de outubro dedicadas às sondagens. O convidado é o consultor de comunicação Luís Paixão Martins, autor do livro Como Mentem as Sondagens.

 

* Hora oficial de Portugal continental

Nos programas Língua de Todos e Páginas de Português
Por programas

A competência linguística e a "A dimensão histórica dos contactos entre o galego-português e o espanhol e o portunhol", tema debatido n 6.º Congresso de Linguística Histórica, que decorreu de 9 a 11 de outubro na Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra, são os temas principais nos programas que a Associação Ciberdúvidas da Língua Portuguesa produz para a rádio pública portuguesa.

Língua de Todos, na RDP África, é transmitido na sexta-feira, 13 de outubro, pelas 13h20 (repetição no dia seguinte, depois do noticiário das 09h00). Páginas de Português tem emissão na Antena 2, no domingo, 15 de outubro, pelas 12h30 (com repetição no sábado seguinte, 21 de outubro de 2023, às 15h30). Hora oficial de Portugal continental, ficando depois ambos os programas disponíveis aqui e aqui.

Homenagem promovida pela sua escola, em Coimbra

A Escola Secundária José Falcão, de Coimbra, tomou a iniciativa de organizar uma sessão de homenagem à professora Maria Regina de Matos Rocha, pelos seus 50 anos de docência.

No programa Palavras Cruzadas, de 9 a 13 de outubro

O programa Palavras Cruzadas, realizado por Dalila Carvalho e transmitido na Antena 2 (de segunda a sexta, às 09h50 e às 18h50), tem as emissões de 9 a 13 de outubro dedicadas à linguagem e à comunicação da área das vendas. A convidada é a treinadora de vendedores Mafalda Johannsen, que treina pessoas para venderem bem.

Nos programas Língua de Todos e Páginas de Português

O impacto da Inteligência Artificial na elaboração de textos académicos e o 6.º Congresso de Linguística Histórica, que decorre de 9 a 11 de outubro na na Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra, são os temas principais nos programas que a Associação Ciberdúvidas da Língua Portuguesa produz para a rádio pública portuguesa.

Língua de Todos, na RDP África, é transmitido na sexta-feira, 6 de outubro, pelas 13h20 (repetição no dia seguinte, depois do noticiário das 09h00). Páginas de Português tem emissão na Antena 2, no domingo, 8 de outubro, pelas 12h30 (com repetição no sábado seguinte, 14 de outubro de 2023, às 15h30). Hora oficial de Portugal continental, ficando depois ambos os programas disponíveis aqui e aqui.

 

Uma iniciativa do Centro de Linguística da Universidade Nova de Lisboa

O Centro de Linguística da Universidade Nova de Lisboa (CLUNL) realiza a 4.ª edição das Jornadas dos Dicionários em 17 de novembro de 2023, em Lisboa. O encontro, subordinado ao tema “Usos Didáticos do Dicionário”, decorre em modo híbrido (presencial e à distância). As inscrições são gratuitas mas obrigatórias.