Notícias - Ciberdúvidas da Língua Portuguesa
 
Início Atualidades Notícias
Informação atualizada sobre todos os temas relativos à língua portuguesa.
Nos programas Língua de Todos e Páginas de Português

Nos programas que a Associação Ciberdúvidas da Língua Portuguesa produz para a rádio pública portuguesa, os temas em destaque são a importância da língua portuguesa no processo histórico da brasilidade e a inovação linguística e criatividade no nosso idioma.

Língua de Todos, na RDP África, é transmitido na sexta-feira, 18 de janeiro, pelas 13h20 (repetição no dia seguinte, depois do noticiário das 09h00). Páginas de Português tem emissão na Antena 2, no domingo, 20 de janeiro, pelas 12h30 (com repetição no sábado seguinte, 27 de janeiro, às 15h30). Hora oficial de Portugal continental, ficando depois ambos os programas disponíveis aqui e aqui.

Pior desempenho escolar por dificuldades financeiras e burocráticas
Por Lusa

Os estudantes oriundos dos países PALOP e de Timor-Leste em Portugal apresentam pior desempenho escolar, têm mais dificuldades financeiras e queixam-se da demora com a aquisição dos vistos de residência, segundo um estudo divulgado pelo Instituto Politécnico de Bragança, no dias 15 de janeiro.

No programa Palavras Cruzadas, de 15 a 19 de janeiro

A influência da língua árabe no português, na visão de uma investigadora polaca que aprendeu o nosso idioma no Brasil, é o principal tema das emissões de 15 a 18 de janeiro de 2023 do programa Palavras Cruzadas, realizado por Dalila Carvalho e transmitido na Antena 2 (de segunda a sexta, às 09h50* e às 18h50*). Uma conversa com a investigadora Anna Starzenka Martins da Costa.

* Hora oficial de Portugal continental.

Nos programas Língua de Todos e Páginas de Português

Nos programas que a Associação Ciberdúvidas da Língua Portuguesa produz para a rádio pública portuguesa, os temas em destaque são o projeto CreoPhonPT, para estudo dos crioulos de base lexical portuguesa, e a questão da política de língua portuguesa imposta pelos Marquês de Pombal em meados do século XVIII no Brasil.

Língua de Todos, na RDP África, é transmitido na sexta-feira, 12 de janeiro, pelas 13h20 (repetição no dia seguinte, depois do noticiário das 09h00). Páginas de Português tem emissão na Antena 2, no domingo, 14 de janeiro, pelas 12h30 (com repetição no sábado seguinte, 20 de janeiro, às 15h30). Hora oficial de Portugal continental, ficando depois ambos os programas disponíveis aqui e aqui.

No programa Palavras Cruzadas, de 8 a 12 de janeiro

As palavras-chave das finanças públicas são tema das emissões de 8 a 12 de janeiro de 2023 do programa Palavras Cruzadas, realizado por Dalila Carvalho e transmitido na Antena 2 (de segunda a sexta, às 09h50* e às 18h50*). O convidado é o economista, professor e antigo ministro da Economia Daniel Bessa

* Hora oficial de Portugal continental.

Nos programas Língua de Todos e Páginas de Português

Nos programas que a Associação Ciberdúvidas da Língua Portuguesa produz para a rádio pública portuguesa, os temas em destaque são o ensino de Português Língua Não Materna e os horóscopos enquanto género textual.

Língua de Todos, na RDP África, é transmitido na sexta-feira, 5 de janeiro, pelas 13h20 (repetição no dia seguinte, depois do noticiário das 09h00). Páginas de Português tem emissão na Antena 2, no domingo, 7 de janeiro, pelas 12h30 (com repetição no sábado seguinte, 13 de janeiro de 2024, às 15h30). Hora oficial de Portugal continental, ficando depois ambos os programas disponíveis aqui e aqui.

No programa Palavras Cruzadas, de 1 a 5 de janeiro

As palavras e as expressões da  ciência – «inteligência artificial», «ciência viva», «ciência cidadã» – são tema das emissões de 1 a 5 de janeiro de 2023 do programa Palavras Cruzadas, realizado por Dalila Carvalho e transmitido na Antena 2 (de segunda a sexta, às 09h50* e às 18h50*). O convidado é o professor, cientista e investigador Carlos Catalão

* Hora oficial de Portugal continental.

Nos programas Língua de Todos e Páginas de Português

Nos principais programas que a Associação Ciberdúvidas da Língua Portuguesa produz para a rádio pública portuguesa, os temas em destaque são o caso de Moçambique numa perspetiva pluricêntrica do português e a pontuação como janela da consciência sintática.

Língua de Todos, na RDP África, é transmitido na sexta-feira, 29 de dezembro, pelas 13h20 (repetição no dia seguinte, depois do noticiário das 09h00). Páginas de Português tem emissão na Antena 2, no domingo, 31 de dezembro, pelas 12h30 (com repetição no sábado seguinte, 6 de janeiro de 2023, às 15h30). Hora oficial de Portugal continental, ficando depois ambos os programas disponíveis aqui e aqui.

No programa Palavras Cruzadas, de 25 a 29 de dezembro

A linguagem e as expressões dos nomes de lugar (toponímia) são tema das emissões de 25 a 29 de dezembro de 2023 do programa Palavras Cruzadas, realizado por Dalila Carvalho e transmitido na Antena 2 (de segunda a sexta, às 09h50* e às 18h50*). A convidada é a professora Maria Regina Rocha, que acabba de completar 50 anos de carreira docente

* Hora oficial de Portugal continental.

Nos programas Língua de Todos e Páginas de Português

Nos principais programas que a Associação Ciberdúvidas da Língua Portuguesa produz para a rádio pública portuguesa, os temas em destaque são a situação linguística de Cabo Verde e o ensino do Português Língua Não Materna (PLNM).

Língua de Todos, na RDP África, é transmitido na sexta-feira, 22 de dezembro, pelas 13h20 (repetição no dia seguinte, depois do noticiário das 09h00). Páginas de Português tem emissão na Antena 2, no domingo, 24 de dezembro, pelas 12h30 (com repetição no sábado seguinte, 30 de dezembro de 2023, às 15h30). Hora oficial de Portugal continental, ficando depois ambos os programas disponíveis aqui e aqui.