Informação relacionada sobre todos os temas relativos à Lingua Portuguesa
Erros de acentuação no Páginas de Português, sábado, às 10h30
Os erros de acentuação mais frequentes nos órgãos de comunicação social portugueses são o tema principal do programa Páginas de Português, neste sábado, dia 15 de Julho, na Antena 2. Com a participação do prof. Fernando Venâncio Peixoto da Fonseca
Vodafone convida arquitectos portugueses para projecto da nova Sede no Porto
A Vodafone Portugal vai convidar prestigiados arquitectos portugueses a participar num “Concurso de Ideias”, com vista à selecção do projecto final para a construção do edifício da sua nova Sede no Porto.
Pretende-se que este novo edifício tenha uma grande qualidade arquitectónica, tanto do ponto de vista funcional como estético, e que seja um dos mais emblemáticos da cidade do Porto.
5.º Colóquio Anual da Lusofonia
As propostas de apresentação de trabalhos para este colóquio anual da lusofonia, que debate a língua na Galiza, têm de ser recebidas até ao dia 15 de Julho.O evento está dividido em dois grandes temas:1 – Do Reino da Galiza até aos nossos dias: a Língua Portuguesa na Galiza 2 – Tradução Estudos de Tradução e Interpretação – que futuro?O primeiro tema compõe-se, por sua vez, de vários subtemas:
Ciberdúvidas: 18 000 perguntas, alargamento e renovação.
Lisboa, 23 Jun (Lusa) - «O que significa em termos leigos "delimitação do número de entradas" num dicionário?» foi a pergunta número 18000 a que o "site" português Ciberdúvidas da Língua Portuguesa hoje deu resposta.O número é seguramente maior, mais redondo, mas, para o registo, por uma questão de rigor, retiraram-se da contagem perguntas repetidas. Ficaram apenas as perguntas novas ou aquelas a que se respondeu por um prisma novo, «com uma nova abordagem».
Resposta n. º 18 000 no Ciberdúvidas
1. Assinalamos com muita satisfação que foi recentemente posta em linha a resposta n.º 18 000. Ciberdúvidas considera que estas mais de 18 000 perguntas, disponíveis nas Respostas Anteriores e nas Respostas de Hoje, são bem sinal do interesse e entusiasmo com que o nosso trabalho tem sido acolhido. Fica, pois, a certeza de ter sentido prosseguir a tarefa quotidiana de saber mais sobre a nossa língua comum para a falar melhor.
Mostra de Linguística na Universidade de Lisboa
Organizada pela Associação Portuguesa de Linguística, decorrerá nos próximos dias 26 e 27 de Junho, na Reitoria da Universidade de Lisboa (Salão Nobre e Sala de Conferências), uma Mostra de Linguística – A Linguística em Portugal: estado da arte, projectos e produtos. A inscrição para este evento será de 30 euros, mas os sócios e os estudantes pagarão apenas 20 euros.
A língua como valor estratégico no discurso do 10 de Junho de Cavaco Silva
A língua como «valor estratégico» e o desenvolvimento mais forte de «uma política da língua mais ambiciosa e dinâmica» foram as notas dominantes dos discursos do presidente da República português, Aníbal Cavaco Silva, nas comemorações oficiais do 10 de Junho, Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades de Portugal.
Prémio de Linguística Luís Filipe Lindley Cintra
A Sociedade da Língua Portuguesa vai realizar no próximo dia 7 de Junho, quarta-feira, pelas 17 horas, na sua sede, Rua Mouzinho da Silveira, 23 (ao Marquês de Pombal), em Lisboa, o acto de entrega do Prémio de Linguística Luís Filipe Lindley Cintra. Este galardão foi atribuído à professora universitária Hanna Jakubowicz Batoréo pela sua obra Linguística Portuguesa: Abordagem Cognitiva, que, dentro do âmbito das ciências cognitivas, constitui um trabalho inovador de grande interesse.
III Colóquio Internacional de Tradução na Lusófona
O programa baseia-se neste diálogo interdisciplinar e contará com várias Mesas onde a Tradução será confrontada com as referidas áreas do saber, na esperança de lhe poder abrir no futuro novas perspectivas.O evento conta ainda com a presença de reputados especialistas nacionais e estrangeiros, oriundos de várias instituições académicas.
Petição a favor das línguas clássicas em Portugal
No seguimento da recente reorganização da rede escolar e dos agrupamentos de disciplinas, o ensino das línguas clássicas passou a residual nas escolas secundárias, e em muito poucas, e corre o risco de desaparecer em breve do ensino superior. Razões de ordem financeira limitam a oferta das línguas clássicas e das línguas e literaturas estrangeiras, também elas em grande perigo em todos os níveis de ensino, apesar de existir um escol de professores e especialistas, até de nível internac...
