Informação relacionada sobre todos os temas relativos à Lingua Portuguesa
«Coisas do arco-da-velha» no programa Cuidado com a Língua! na RTP 1, RTP N e RTP África + RTP I
De onde vem e porque se diz «coisas do arco-da-velha» é um dos temas do programa Cuidado com a Língua!, na sexta-feira, dia 16 de Março, às 21 horas, na RTP 1, apresentado pelo actor Diogo Infante – que nos explicará também a diferença entre as expressões «não dar ponto sem nó», «nó cego» e «nó górdio»; ou, ainda, entre «acervo» e «espólio». Saberemos também, nesta 23.ª emissão, porque é «precariedade» e não “precaridade”.
17.a Edição da Expolíngua Portugal
Decorre de 8 a 10 de Março a 17.a Edição da Expolíngua Portugal — evento que congrega os profissionais do mundo das línguas. Os visitantes têm à sua disposição expositores em representação de escolas de línguas em Portugal e no estrangeiro, mas também gabinetes de tradução, editoras da área da didá(c)tica das línguas, agentes de turismo, embaixadas, etc. Faz parte também da Expolíngua a organização de conferências e debates. O convidado de honra da edição deste ano é a língua polaca.
A autora do livro “Ensino da Língua Materna” no Páginas de Português no domingo às 17 horas
Uma conversa com Maria José Ferraz, autora do recém-publicado livro “Ensino da Língua Materna”, é o tema central do programa Páginas de Português, neste domingo, dia 4 de Março, às 17 horas, na Antena 2. Haverá, ...
O ensino do Português em Angola no programa Língua de Todos
A emissão do programa Língua de Todos de segunda-feira, dia 26 de Fevereiro, às 19h20 (hora de Portugal), na RDP-África, tem como tema o ensino do Português em Angola. Falará sobre este assunto Amélia Mingas, presidente do Instituto Internacional da Língua Portuguesa.
O escritor angolano Manuel Rui no Páginas de Português, no domingo às 17 horas
Uma conversa com o escritor angolano Manuel Rui sobre a Língua Portuguesa, e a sua situação a(c)tual em Angola, é o tema central do programa Páginas de Português, neste domingo, dia 25 de Fevereiro, às 17 horas, na Antena 2. Falar-se-á, ainda, sobre a pronúncia do nome Walter e da confusão entre "ao calha” e “ao calhas” – assim como da redundância-modismo há anos/meses/semanas "atrás".
«Bombo da festa» e «bobo da festa» no programa Cuidado com a Língua! na RTP 1, RTP N e RTP África + RTP I
«Bombo da festa» e «bobo da festa» são temas do programa Cuidado com a Língua!, nesta sexta-feira, dia 23 de Fevereiro, às 21 horas, na RTP 1, apresentado pelo a(c)tor Diogo Infante. Falar-se-á ainda nesta 22.ª emissão do plural de nomes compostos, como pombo-correio, e da não acentuação dos onomásticos Saul, Raul e Madail.
João Andrade Peres e Amélia Mingas no programa Língua de Todos
A emissão do programa Língua de Todos de segunda-feira, dia 19 de Fevereiro, às 19h20 (hora de Portugal), na RDP-África, tem como tema o impasse à volta do Acordo Ortográfico (ratificado, já, pelos parlamentos de Brasil, Cabo Verde e São Tomé e Príncipe), numa conversa com o professor da Universidade de Lisboa João Andrade Peres. Teremos ainda a oportunidade de ouvir a presidente do Instituto Internacional da Língua Portuguesa, a linguista angolana Amélia Mingas.
O reitor da Universidade Lusófona, Fernando Neves, no Páginas de Português no domingo às 17 horas
O recém-realizado I Congresso Internacional da Lusofonia, em Lisboa, é o tema central do programa Páginas de Português, neste domingo, dia 18 de Fevereiro, às 17 horas, na Antena-2, com uma entrevista ao reitor da Universidade Lusófona, Fernando Neves, e à professora da Universidade de Manchester, Sheila Khan. Falar-se-á ainda do gentílico do principado de Mónaco e de frases de dupla negação, tais como «não fiz nada».
Desempregados no Reino Unido têm de aprender inglês
O Governo britânico não quer imigrantes que não saibam falar inglês. Assim, os desempregados que não dominem a língua têm de mostrar que a estão a aprender ou poderão perder subsídios do Estado.A falta de conhecimentos de inglês é muitas vezes um problema para as minorias étnicas na Grã-Bretanha — cerca de 40 mil desempregados apontam-na como barreira na procura de emprego.
