O Dicionário da Língua Portuguesa Contemporânea, editado em Portugal a 26 de Abril de 2001 sob a chancela da Academia das Ciências de Lisboa, tem suspensos os trabalhos da sua prometida actualização devido a problemas financeiros – revelou o "Diário de Notícias", na sua edição de 26 de Abril de 2006.
O Ministério da Educação tem disponível na sua página oficial na Internet o programa homologado de Português dos 10.º, 11º e 12.º anos do Ensino Secundário em Portugal, que ocasionou uma petição na Internet, conforme notícia AR reclama 2000 assinaturas para debater petição sobre o ensino do Português. Disponibiliza-se aqui o documento para quem esteja interessado na sua análise.
Fazem parte da Comissão Científica a Professora Doutora Graça Castanho, Professor Daniel De Sá, Dr Sá Couto, Professor Doutor Luciano José dos Santos Baptista Pereira, Dr. Chrys Chrystello, Dr.ª Helena Chrystello e o Dr. João Pedro Caravaca.
O Presidente da Comissão Executiva é o Dr. Chrys Chrystello, enquanto Helena Chrystello preside ao Secretariado e Apoio Logístico, apoiada pela Divisão de Cultura da Câmara Municipal da Ribeira Grande.
Horário das sessões
A Assembleia da Repúbica decidiu agendar a questão da importância do texto literário na disciplina de Língua Portuguesa do 3.º ciclo do Ensino Básico e do Ensino Secundário, em Portugal, se a petição proposta pela professora de Português Maria do Carmo Vieira recolher 2000 assinaturas. A petição pode ser subscrita no endereço aqui procurado.
Cf. Programa de Português homologado do Ensino Secundário em Portugal
A Vodafone Portugal, pioneira na introdução do E-mail Móvel em Portugal através do seu serviço BlackBerry, lançado em Outubro de 2004, acaba de iniciar a comercialização da nova tecnologia de acesso em permanência e mobilidade ao e-mail – Windows Mobile E-mail da Vodafone.
Segundo notícia do "Diário de Notícias" desta segunda-feira, dia 20, um grupo de galegos, preocupado com o avanço da língua e da cultura castelhanas, defende a recepção das televisões portuguesas na Galiza, em sinal aberto, «o mais rápido possível», para equilibrar essa situação. A proposta é apresentada amanhã, em Braga, em nome da preservação do idioma desta região vizinha de Porugal.
O Museu da Língua Portuguesa ocupa parte das antigas instalações da Estação da Luz, uma das principais estações do metropolitano da cidade, com um movimento diário de 300 000 pessoas, e um dos cartões-de-visita de São Paulo.
Silvia Finguerut, responsável da Fundação Roberto Marinho,a entidade prometora do projecto, explica assim o significado da construção de um museu dedicado à língua portuguesa na Estação da Luz, construída em 1901: (...)
Este é um espaço de esclarecimento, informação, debate e promoção da língua portuguesa, numa perspetiva de afirmação dos valores culturais dos oito países de língua oficial portuguesa, fundado em 1997. Na diversidade de todos, o mesmo mar por onde navegamos e nos reconhecemos.
Se pretende receber notificações de cada vez que um conteúdo do Ciberdúvidas é atualizado, subscreva as notificações clicando no botão Subscrever notificações