Informação relacionada sobre todos os temas relativos à Lingua Portuguesa
Os erros, as gralhas e o défice de português na comunicação social no Páginas de Português
O programa Páginas de Português, neste domingo, dia 8 de Abril, às 17 horas, na Antena 2, vai analisar os erros, as gralhas e o défice de português nos jornais e restantes órgãos de comunicação social portugueses. O tema será tratado numa conversa com a professora Edite Prada e com o revisor de imprensa Rui Gouveia.
Aforismos e máximas da língua portuguesa Língua de Todos
O programa Língua de Todos de segunda-feira, dia 9 de Abril, depois das 19h30 (hora de Portugal), na RDP-África, tem como tema "aforismos e máximas da língua portuguesa", em particular na obra de Fernando Pessoa. Uma conversa com a linguista Ana Martins e o sociólogo José Bragança de Miranda.
Barbarismo “Allgarve” ainda por cima é um plágio
O “Allgarve”, “slogan” publicitário patrocinado e pago (nove milhões de euros) pelo Governo português, de original, ainda por cima, nada tem de original. «Um plágio», «motivo de chacota e anedota», nas palavras do deputado algarvio Mendes Bota. Já antes, o assunto era abordado no blogue Notas Verbais.
África e a guerra na obra de António Lobo Antunes no programa Língua de Todos
O programa Língua de Todos de segunda-feira, dia 26 de Março, às 19h20 (hora de Portugal), na RDP-África, tem como tema "África e a guerra" na obra do escritor António Lobo Antunes, recém-galardoado com o Prémio Camões 2007. Uma entrevista com a professora universitária, Eunice Cabral.
"Uma ofensa à história do Algarve"
O ex-secretário de Estado do Turismo de António Guterres, Vítor Neto, alertou hoje para o perigo de o recém-lançado programa "Allgarve" ganhar «uma dinâmica de uma nova marca, que substitua a marca Algarve», que levou anos a afirmar.«Seria perigoso se este "Allgarve" tendesse a ganhar a dinâmica de uma nova marca, com a substituição da marca Algarve», disse Vítor Neto à agência Lusa.
"Allgarve" levado à Assembleia da República
O deputado social-democrata Mendes Bota pediu hoje ao Governo que suspenda temporariamente a campanha promocional "Allgarve", até que se encontre «um título que reponha a dignidade e o respeito pelo nome da região».Em requerimento entregue na Assembleia da República, o parlamentar — também líder do PSD/Algarve — ressalva que não estão em causa as acções promocionais em si, «nem os meios financeiros colocados, sem favor algum, ao serviço da promoção do Algarve».
