Notícias - Ciberdúvidas da Língua Portuguesa
 
Início Atualidades Notícias
Informação atualizada sobre todos os temas relativos à língua portuguesa.
Por RTP-N

Realiza-se na quarta-feira, dia 22 de Novembro, às 23h00, no programa Fórum do País, na RTP-N, um debate à volta da nova Terminologia Linguística para o Ensino Básico e Secundário, mais conhecida pela sigla TLEBS. Participam o professor universitário Salvato Trigo, a linguista Antónia Coutinho, o presidente da Associação de Professores de Português, Paulo Feytor Pinto, e o jornalista e escritor Manuel António Pina.

Por La Voz de Galicia

No jornal diário La Voz de Galicia do passado dia 7 de Setembro, um artigo da autoria de Xavier Alcalá defende que o ensino do português na escola é tão importante para as crianças galegas como o do inglês ou do castelhano. A propósito da criação dos neologismos galegos galescolas e inglescolas, Alcalá propõe que se criem ...

Por Vodafone

A Fundação Vodafone Portugal, a Porto Editora e o Ministério da Educação continuam a cooperar na produção de manuais escolares digitais para alunos cegos ou com baixa visão, através de uma inovadora solução que permite sincronizar som e texto.

Foram já produzidos 15 destes manuais, destacando-se, entre outros, “Os Lusíadas”, “Os Maias”, “Viagens na Minha Terra” e um itinerário gramatical, para além de manuais das disciplinas de História, Ciências, Tecnologias da Informação e de línguas.

Por Vodafone

Este sistema foi desenvolvido pela Fundação Vodafone Portugal, em parceria com o Ministério da Administração Interna, e envolvendo, designadamente, a Polícia de Segurança Pública (PSP). Destina-se à dissuasão e combate às ameaças à segurança dos condutores de táxi.

Por Público

Não foi tão mau como no ano passado, mas praticamente dois em cada três alunos do 9.º ano [do Ensino Secundário, em Portugal] tiveram negativa no exame nacional de Matemática. A Língua Portuguesa os resultados voltaram a ser melhores - a percentagem de notas inferiores a 3 foi de 46 por cento. Só que, comparando com 2005, constata-se que os resultados na prova caíram e muito, com a percentagem de negativas a duplicar.

Não foi tão mau como no ano passado, mas praticamente dois em cada três alunos do 9.º ano [do Ensino Secundário, em Portugal] tiveram negativa no exame nacional de Matemática. A Língua Portuguesa os resultados voltaram a ser melhores - a percentagem de notas inferiores a 3 foi de 46 por cento. Só que, comparando com 2005, constata-se que os resultados na prova caíram e muito, com a percentagem de negativas a duplicar.

Por Ciberdúvidas/Universidade Autónoma de Lisboa/Antena 2
Os erros de acentuação mais frequentes nos órgãos de comunicação social portugueses são o tema principal do programa Páginas de Português, neste sábado, dia 15 de Julho, na Antena 2. Com a participação do prof. Fernando Venâncio Peixoto da Fonseca
Por Vodafone

A Vodafone Portugal vai convidar prestigiados arquitectos portugueses a participar num “Concurso de Ideias”, com vista à selecção do projecto final para a construção do edifício da sua nova Sede no Porto.

Pretende-se que este novo edifício tenha uma grande qualidade arquitectónica, tanto do ponto de vista funcional como estético, e que seja um dos mais emblemáticos da cidade do Porto.

Por Iniciativa

As propostas de apresentação de trabalhos para este colóquio anual da lusofonia, que debate a língua na Galiza, têm de ser recebidas até ao dia 15 de Julho.

O evento está dividido em dois grandes temas:

1 – Do Reino da Galiza até aos nossos dias: a Língua Portuguesa na Galiza
2 – Tradução Estudos de Tradução e Interpretação – que futuro?

O primeiro tema compõe-se, por sua vez, de vários subtemas:

Lisboa, 23 Jun (Lusa) - «O que significa em termos leigos "delimitação do número de entradas" num dicionário?» foi a pergunta número 18000 a que o "site" português Ciberdúvidas da Língua Portuguesa hoje deu resposta.

O número é seguramente maior, mais redondo, mas, para o registo, por uma questão de rigor, retiraram-se da contagem perguntas repetidas. Ficaram apenas as perguntas novas ou aquelas a que se respondeu por um prisma novo, «com uma nova abordagem».