♦ A africanização do português em Moçambique vem implicando variantes que os estudiosos explicam e os escritores exploram no sentido criativo. A frase «Mia Couto foi nascido na cidade da Beira» é legítima e aceitável do ponto de vista do português de Moçambique? Registe-se que o verbo nascer neste país é usado como transitivo. Esta semana valoriza-se a gramática no programa Língua de Todos, transmitido pela RDP África, na sexta-feira, dia 7 de fevereiro, pelas 13h20*, e, para tanto, são convidados os nossos colaboradores Carlos Rocha e Sandra Duarte Tavares, que analisam este e outros temas sobre a variante moçambicana da língua comum.
♦ Na Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa, durante o mês de janeiro funcionou um curso de escrita criativa sobre o conto, o qual registou uma participação multifacetada, refletindo o estímulo que este género literário pode oferecer à criatividade literária. No programa Páginas de Português, transmitido pela Antena 2, no domingo, 9 de fevereiro, pelas 12h30, dá-se relevo a uma entrevista com o orientador do referido curso, o professor José Ferreira Gomes.
O programa Língua de Todos é repetido no sábado, dia 8 de fevereiro, depois do noticiário das 09h00; e o Páginas de Português tem repetição no sábado, dia 15 de fevereiro, às 15h30). Hora oficial de Portugal continental, ficando ambos os programas disponíveis posteriormente aqui e aqui.