Este é um serviço gracioso e sem fins comerciais, de esclarecimento, informação e debate sobre a língua portuguesa, o idioma oficial de Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe e Timor-Leste. Sem outros apoios senão a generosidade dos seus consulentes, ajude-nos a dar-lhe continuidade: Pela viabilização do Ciberdúvidas. Os nossos agradecimentos antecipados.
O Português em Cabo Verde, 42 anos pós-independência,
e as terminologias científicas e técnicas comuns da língua portuguesa
Nos programas de rádio Língua de Todos e Páginas de Português
Por Ciberdúvidas da Língua Portuguesa 677

A língua portuguesa em Cabo Verde 42 anos depois da sua independência é o tema central do programa Língua de Todos de sexta-feira, dia 7 de julho, às 13h15*, na RDP África, com repetição no sábado, dia 8 de julho, depois do noticiário das 09h00*. Uma conversa com a linguista cabo-verdiana, Adelaide Monteiro.

Já no outro programa produzido pelo Ciberdúvidas para a rádio pública portuguesa – Páginas de Português (domingo, dia 9 de julho, na Antena 2, às 12h30*, com repetição no sábado seguinte, dia 15 de julho, às 15h30) –, dois assuntos são abordados. São eles os critérios e metodologia da anunciada base de dados de terminologias científicas e técnicas comuns dos países da CPLP, no âmbito do Instituto Internacional da Língua Portuguesa, com uma entrevista com a linguista portuguesa Margarita Correia; e sobre o projeto da Rede Europeia de Lexicografia e as formas do uso de dicionários em Portugal, ouvindo-se a coordenadora da equipa portuguesa, a investigadora do CELGA/ILTEC, Tanara Zingano Kuhn.

* Hora oficial de Portugal continental, ficando ambos os programas disponíveis, posteriormente, aqui e aqui.